PEDAGOGIA DA AUTONOMIA COM ÍNDICES DE VOCABULÁRIO DE PAULO FREIRE (1996), 30ª EDIÇÃO.

Ao ler e refletir essa obra de Paulo Freire, deparamos com um estilo peripatético e dialético, à maneira filosófica de pensar a educação brasileira. Paulo Freire elege ou seleciona léxico ideológico específico e próprio de sua maturidade de pensador. Veja abaixo, alguns dos vocábulos desse autor.

Paulo Freire (1996)dá algumas sugestões de resistência à globalização e à gulodice do lucro em PEDAGOGIA DA AUTONOMIA - saberes necessários à prática educativa, Paz e Terra, 30ª edição .

Baderneira: p. 71,

boniteza: p. 71, imoralidade: P. 79, 100, 101, 142, status quo: p. 87, crítica: p. 85, mídia/tecnologia: p. 88, indisciplina: 89, risco: p. 93, liberdade- questão de limites: p. 105, pedagogia da autonomia: p. 107, opressor: p. 112,

gulodice do lucro: 129, globalização: p. 130,

travessia: p. 138,

ideologia como arapuca do sistema; p. 139,

naufragar: gente miúda: p. 144,

História como possibilidade e não determinismo: p. 145, ética e política; p.145.

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Como vários autores, Paulo Freire assume e afirma uma antropologia de visão conceitual da incompletude histórica do homem como ser inacabado.

Em Grande Sertão: Veredas, o mesmo asseverava Guimarães Rosa. Somos determinados e condicionados histórica e psicologicamente. Somos seres em busca de nós e dos outros e almejamos utopias. Gente gosta de gente. Educador é gente! (FREIRE, 1996, JP. 54).

Deste modo, o ser humano procura transcender suas condicionalidades, determinismos, porque somos autodeterminados pela nossas ousadias e utopias.

Um dos motivos de nossa autodeterminação é a curiosidade. Ela nos move , é vital para a produção de conhecimento. Imagine o mundo sem curiosidade, não haveria ciência e invenção de nós ... A curiosidade deve ser saudável. Ser a resposta a nossa busca de sentido da vida. Ela é saudável quando mergulhada e movida pela verdade e ética, pelo respeito pelo outro. É um ato de amor e liberdade. É partilha, solidão criativa ou aventura coletiva da solidariedade - ambas criatividade.

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 27/10/2013
Reeditado em 27/10/2013
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