'Dançando Conforme a Vida' revela 'pérolas' de Neusa Padovani Martins

ESCRITORA DA SEMANA

'Dançando Conforme a Vida' revela 'pérolas' de Neusa Padovani Martins

(Diário de Sorocaba, domingo e segunda-feira 15 e 16 de abril de 2007)

Tive o prazer de conhecer Neusa Padovani Martins na 1ª Semana do Escritor de Sorocaba, quando a autora expôs alguns de seus textos escritos. Então, como a própria autora afirma, intimada pela família e filhos, abriu a gaveta e mostrou através de situações do cotidiano, ora com nostalgia, ora com humor, que para ser feliz é preciso dançar conforme a vida. Sem medos e vergonhas, amando e deixando-se amar respeitando e impondo respeito. E assim nasceu “Dançando Conforme a Vida”, da editora Ottoni, obra que reúne vários trabalhos de Neusa: contos, poesias e textos, que tive a honra de prefaciar.

Mãe coruja, esposa apaixonada, psicóloga, pedagoga e especializada em educação. Dedica-se há mais de 25 anos ao trabalho direto com as crianças, seus pais e professores. Foi proprietária do Centro de Desenvolvimento Infantil Potinho de Mel, onde colocou em prática os pensamentos de Paulo Freire e Carl Rogers. Dedicou-se à consultoria escolar em paralelo ao atendimento clínico em seu consultório. Desenvolveu vários materiais de apoio psicopedagógicos para alunos, pais e professores em algumas escolas, no entanto, considera que seu trabalho mais importante é o de ser Mãe!

Sua obra tem uma linguagem fluída, agradável, sem “preciosismos” da língua, ilustrado de forma singela, como se Neusa fosse uma intérprete da vida, filtrando seus acontecimentos e experiências para o leitor.

A autora infere que os fatos contidos no livro nem sempre se perpetuam e muitas vezes, um texto, seja ele de que tipo for, pode deixar de ser condizente com a realidade que o prescreveu. E através deste pensamento peculiar, a autora foi buscar, em seus arquivos pessoais, os textos que um dia fotografaram uma realidade que talvez neste exato momento já não seja mais tão real e verdadeira, tal como ocorre numa fotografia que continua a mostrar muitas vezes uma realidade que já não existe mais.

A autora relata no livro que devido ao fato de ser psicóloga e pedagoga, poderia ter escrito um livro sobre sua área profissional, afirmando que material para isso não lhe faltaria, mas que preferiu partir para temas do cotidiano, pois desta forma, poderia passar mensagens mais proveitosas para as mulheres de todas as idades, como uma verdadeira amiga que troca experiências. Para tanto, buscou trabalhar de forma irreverente em vários momentos do livro, dando forma inusitada aos textos, escrevendo, às vezes, como se fosse um homem falando para uma mulher, como se ele estivesse desculpando-se com ela devido às tantas indiferenças para com ela.

Usando-se ainda da criatividade e desprendimento, a autora apresenta um livro, cuja leitura pode ser iniciada dos dois lados: de um lado, a autora de forma mais nostálgica, escreve “... Das coisas que não te falei”, falando sobre as dores da vida. E do outro lado, virando o livro ao contrário, com humor leve e irreverência, ela escreve “... Dando a cara pra bater”, contando sobre fatos engraçados e reais algumas vezes.

Em uma passagem do livro, a autora apresenta: “A pessoa grande sabe que o gigantesco sol é o rei do universo, mas enxerga que quem ilumina a noite é a pequena lua. Por isso, respeita todas as proporções despertando para a vida a cada novo dia que viver”.

Para os que se encantaram e para os que ainda não conhecem “Dançando Conforme a Vida”, a autora já está preparando mais uma obra. Estamos ansiosos! (Douglas Lara)

BOX

RESENHA

DANÇANDO CONFORME A VIDA

Autora: Neusa Padovani Martins

Descrição: A autora coloca neste trabalho, alguns de seus escritos: contos e poesias.

Como transita com facilidade e desenvoltura em ambos, pode garimpar tanto contos agradáveis como “Um bombeiro em minha vida” e poesias como “Dar sem pedir”.

Vale a leitura e a reflexão que provoca.

Número de Páginas: 182 - Formato: 21,5x15,5 (Ottoni Editora)

capa:

http://www.ottonieditora.com.br/publicacoes.php?tema=literatura

BOX

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 15/04/2007
Código do texto: T450333