A metamorfose em quadrinhos
"Embora nada substitua o prazer de ler a obra original, ter contato com Metamorfose em quadrinhos é no minimo curioso".
Ao acordar naquela manhã de sonhos perturbadores, Gregor Samsa viu-se transformado…
É assim que começa um dos maiores romances do século XX, A metamorfose. Nesse cenário os personagens do escritor Kafka vivenciam um mundo de pesadelos no qual não podem acordar, pois tudo aquilo é o real.
Franz Kafka nasceu em Praga em 1883. Apesar de ser ter permanecido completamente desconhecido durante a vida, foi considerado um dos maiores escritores do séc. XX. Escrito originalmente na Alemanha em 1915 A metamorfose é considerado sua obra-prima.
A narrativa desse romance pode ser avaliada sobre diversas perspectivas simbólicas como a fantasia, a burocratização, alienação e agora, através das pinceladas de Peter Kuper.
Utilizando-se de uma fusão do expressionismo alemão com os quadrinhos norte-americanos Peter Kuper, fez uma sombria adaptação desse clássico universal.
A admiração de Peter Kuper por entomologia (parte da zoologia que cuida de insetos) começou com os seus cinco anos, porém foi superado pelo seu interesse pelos quadrinhos. Mas graças a Kafka, agora ele não é mais obrigado a escolher entre suas duas paixões.
"Uma brilhante adaptação ilustrada do famoso conto de Franz Kafka. É uma leitura extremante prazerosa, no qual todos serão capazes de reconhecer o drama existencial e o inigualável senso de humor do texto original" (Susan Bernstein, professora de literatura de estudos germânicos).
Logo nas primeiras páginas, Peter Kuper dedica sua obra a todos os Gregor Samsa. E isso porque, através dessa modernidade constantemente em crise, qualquer um pode se ver ao acordar, se não no corpo de um inseto, ao menos diante de um mundo absurdo.
Postado em em 30 / outubro / 2010 pelo blog Sagaz