Instrumental para Diagnóstico Psicopedagógico!!!
A cada dia de nossas vidas estamos a aprender algo novo que gera em nós conhecimento. Ora seremos aprendentes ora ensinantes; a aprendizagem é um processo contínuo e constante.
O título Instrumental para diagnóstico Psicopedagógico (Capítulo 09) faz parte do livro Psicopedagogia Clínica – Manual para diagnóstico da Dra. Márcia Siqueira de Andrade – Professora e Coordenadora do Curso de Psicopedagogia da Faculdade Unifieo – Campus – Vila Yara.
Em linhas gerais o livro nos dará uma base sobre como pode ser feito o trabalho numa clínica, é um manual que serve tanto para iniciantes quanto para pessoas experientes; afinal, o aprender é algo que não se pode limitar.
Trataremos aqui especificamente sobre o capítulo 09 da obra, que nos mostra conhecimentos acerca dos primeiros passos para a realização de um diagnóstico Psicopedagógico.
A autora trata inicialmente sobre a anamnese, pois através dela se estabelecerá conhecimentos e conceitos para que possa haver um trabalho coerente e de qualidade. Através da entrevista com os pais se estabelece objetivos. Muitos assuntos devem ser abordados, mesmo aqueles que inicialmente parecem não ter sentido de imediato. Entretanto, são estes detalhes que poderão dar um direcionamento ao trabalho. A anamnese precisa ter sentido para o psicopedagogo, é necessário realizar uma pesquisa coerente. Se ela for bem sucedida, todo o trabalho será, pois os mais minuciosos detalhes são importantes.
O profissional precisa preparar-se para a anamnese, estabelecendo roteiros, para que os espaços sejam de perguntas e respostas que tenham uma base sólida.
É interessante observar que até mesmo a escolha do nome de um sujeito pode esclarecer muitas coisas, pois são geradas expectativas antes mesmo de seu nascimento e com isso também podem ocorrer frustrações, pois o sujeito é um ser único e pode não suprir as expectativas do outro.
Algo interessante também sobre este capítulo é a explicação sobre a aplicação da Prova do desenho da família. A autora diz que esta prova é para investigar como se dá a relação entre seus membros como um todo e individualmente. Ela afirma também que a análise desta prova consistirá na interpretação psicopedagógica da representação dos membros desta família: posição relacional, forma, tamanho de cada um dos personagens. É preciso estar atento aos detalhes do desenho, pois ele pode trazer algumas revelações que certamente irão ajudar no processo psicopedagógico; verificar os personagens, a distância e a importância entre cada um deles.
Ao ler e compreender o capítulo desta obra pode-se afirmar que o trabalho diagnóstico psicopedagógico é amplo, precisa ser realizado com calma, coleta de dados das mais diversas formas possíveis, um olhar mais atento para o outro e para os detalhes que nem sempre são esclarecidos, mas são postos nas entrelinhas de palavras, gestos e vivências pessoais e/ou familiares.
Indico a obra da autora a todas as pessoas que querem aprender um pouco mais acerca do trabalho psicopedagógico clínico, a todos os profissionais da área da educação, pois também precisam de um novo olhar sobre seus alunos e a sua forma de lhe dar com eles; aos profissionais da psicologia; enfim, a todos que almejam aprender e renovar conhecimentos, pois como dito, a aprendizagem é constante e contínua.
Meu nome é Patrícia Pessoa, sou formada em Letras pela faculdade Anhanguera Educacional e pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Unifieo – Campus-Vila Yara.
A cada dia de nossas vidas estamos a aprender algo novo que gera em nós conhecimento. Ora seremos aprendentes ora ensinantes; a aprendizagem é um processo contínuo e constante.
O título Instrumental para diagnóstico Psicopedagógico (Capítulo 09) faz parte do livro Psicopedagogia Clínica – Manual para diagnóstico da Dra. Márcia Siqueira de Andrade – Professora e Coordenadora do Curso de Psicopedagogia da Faculdade Unifieo – Campus – Vila Yara.
Em linhas gerais o livro nos dará uma base sobre como pode ser feito o trabalho numa clínica, é um manual que serve tanto para iniciantes quanto para pessoas experientes; afinal, o aprender é algo que não se pode limitar.
Trataremos aqui especificamente sobre o capítulo 09 da obra, que nos mostra conhecimentos acerca dos primeiros passos para a realização de um diagnóstico Psicopedagógico.
A autora trata inicialmente sobre a anamnese, pois através dela se estabelecerá conhecimentos e conceitos para que possa haver um trabalho coerente e de qualidade. Através da entrevista com os pais se estabelece objetivos. Muitos assuntos devem ser abordados, mesmo aqueles que inicialmente parecem não ter sentido de imediato. Entretanto, são estes detalhes que poderão dar um direcionamento ao trabalho. A anamnese precisa ter sentido para o psicopedagogo, é necessário realizar uma pesquisa coerente. Se ela for bem sucedida, todo o trabalho será, pois os mais minuciosos detalhes são importantes.
O profissional precisa preparar-se para a anamnese, estabelecendo roteiros, para que os espaços sejam de perguntas e respostas que tenham uma base sólida.
É interessante observar que até mesmo a escolha do nome de um sujeito pode esclarecer muitas coisas, pois são geradas expectativas antes mesmo de seu nascimento e com isso também podem ocorrer frustrações, pois o sujeito é um ser único e pode não suprir as expectativas do outro.
Algo interessante também sobre este capítulo é a explicação sobre a aplicação da Prova do desenho da família. A autora diz que esta prova é para investigar como se dá a relação entre seus membros como um todo e individualmente. Ela afirma também que a análise desta prova consistirá na interpretação psicopedagógica da representação dos membros desta família: posição relacional, forma, tamanho de cada um dos personagens. É preciso estar atento aos detalhes do desenho, pois ele pode trazer algumas revelações que certamente irão ajudar no processo psicopedagógico; verificar os personagens, a distância e a importância entre cada um deles.
Ao ler e compreender o capítulo desta obra pode-se afirmar que o trabalho diagnóstico psicopedagógico é amplo, precisa ser realizado com calma, coleta de dados das mais diversas formas possíveis, um olhar mais atento para o outro e para os detalhes que nem sempre são esclarecidos, mas são postos nas entrelinhas de palavras, gestos e vivências pessoais e/ou familiares.
Indico a obra da autora a todas as pessoas que querem aprender um pouco mais acerca do trabalho psicopedagógico clínico, a todos os profissionais da área da educação, pois também precisam de um novo olhar sobre seus alunos e a sua forma de lhe dar com eles; aos profissionais da psicologia; enfim, a todos que almejam aprender e renovar conhecimentos, pois como dito, a aprendizagem é constante e contínua.
Meu nome é Patrícia Pessoa, sou formada em Letras pela faculdade Anhanguera Educacional e pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Unifieo – Campus-Vila Yara.