Médico dedica-se à Língua Portuguesa com Sonetos

ESCRITOR DA SEMANA

Médico, amigo e conselheiro, Sérgio Borges Bálsamo, quando questionado por alguns de seus pacientes, sobre um remédio para enfraquecimento de memória, recomenda a poesia para ativar o cérebro: “sua mente também precisa de ginástica para se manter saudável, decore poesia, estude uma língua!” Do hobby de adolescente nasceram alguns sonetos, na época, não publicados. Após tomar contato com os sonetos de Ivan Doretto, voltou a escrever.

Por incentivo de amigos, familiares e por acaso na Secretaria da Faculdade de Medicina de Sorocaba, onde a Professora Inácia de Língua Portuguesa tomou conhecimento de alguns sonetos, veio o constante incentivo para a publicação de “Revelação”, da editora Ottoni.

Obstetra, nascido em Sorocaba em 1938, Sérgio Borges Bálsamo formou-se Médico na Puc de Sorocaba, onde atualmente é um de seus professores titulares.

O Autor afirma que não tem a pretensão de se intitular poeta e que apenas é um amante da poesia, como eram antigamente. Entretanto, não é o que verificamos nas páginas de Revelações: as poesias são minuciosamente trabalhadas, tanto na métrica e rima, quanto no ritmo e forma do soneto. Uma verdadeira obra de artesão.

O livro é dividido em três partes: “Os Sonetos da Juventude”, que como o próprio autor afirma, falam sobre tristeza e infortúnio, sentimentos que vivia na época, devido problemas de saúde que o privaram do contato social por dois anos, mas que o apresentaram à poesia e à leitura de diversos autores. Em seguida, “Os Sonetos da Maturidade”, momento em que Sérgio revela terem surgido seus demais trabalhos, pois havia encontrado com o segundo casamento, sua musa inspiradora. Finalmente, “Outros Poemas”: poesias livres, entre elas “Apelo”, na qual, de maneira estritamente pessoal e sem nenhum desmerecimento a ninguém, o Autor expressa a opinião de que muitos autores poderiam voltar a escrever sonetos e outras formas rimadas e consagradas de poesia.

Como afirma a professora Myrna, da Academia Sorocabana de Letras, corretora e orientadora da obra: “O livro que se apresenta fala de um mundo antigo onde as palavras precisavam se unir com perfeição, com trabalho árduo. Sérgio Bálsamo é médico, perfeccionista...Difícil achar que a obra está terminada. Ele lutou, sua poesia não é por acaso e Revelação está aí para revelar-se”... (Douglas Lara)

RESENHA

REVELAÇÃO

Autor: Sérgio Borges Balsamo

Descrição: A produção poética de homem bem sucedido, guardada ao longo dos anos, vem a luz no chamado período da maturidade do autor.

Sensível, aborda temas variados com a mesma qualidade e beleza, e como diz a autora do prefácio “dá e exige todo o amor e não migalhas...”

Número de Páginas: 126 - Formato: 21,5 x 15,5 cm (Ottoni Editora)

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 01/04/2007
Código do texto: T433350