SOBRE A HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE - ENTREVISTA COM O HISTORIADOR HENRY ROUSSO
Análise sobre a Entrevista realizada pela Revista Tempo e Argumento, com o Historiador Henry Rousso.
Analisando a Entrevista, da Revista Tempo e Argumento, a qual indagou-lhe o que é a História do Tempo Presente em sua concepção. O Henry Rousso respondeu que haviam duas respostas. Sendo a primeira baseada no Contexto Frances. Foi criado o IHTP - Instituto de História do tempo Presente, o qual foi criado em 1978 e 1980, com o objetivo de trabalhar sobre o passado próximo e sobre a História Contemporânea. O Historiador investiga seu próprio tempo presente com testemunhas, usando sua própria memória, ele participa, vive a História. Isto é a História Contemporânea.
Entretanto na França, a concepção de História Contemporânea deu-se à partir da Revolução Francesa. Na França a História Moderna termina com o rei Luis XVI. Na França um Historiador Contemporâneo abrange todo o século XIX e XX.
Nos anos de 1970 e 1980 houve um movimento na França e outros europeus com o objetivo de lançar e relançar o estudo da História Contemporânea.
Falaram ao Henry que estudar História Contemporânea não havia futuro e que para ser um grande Historiador teria que estudar História Medieval ou História Moderna.
Quando indagado se estava na moda a História Medieval e Moderna, Henry respondeu que sim,e que muitos Historiadores tais como: Braudel, Pierre Chaunu,Emanuel Le Roy Ladurie, entre outros, eram medievalistas ou estudavam o período moderno.
Continua...