A VIDA E O PENSAMENTO DE BUDA, de Morgana Gomes
A Editora Minuano lançou recentemente a Coleção Iluminados da Humanidade, com biografias bem sintetizadas de vários personagens importantes da História. Eu já havia lido no ano passado o volume 7 sobre Voltaire e achei muitíssimo informativo. Desta vez, resolvi ler o primeiro volume da coleção, para me aprofundar um pouco mais no assunto depois de ler o livro Sidarta, de Hermann Hesse. Posso dizer que não só a minha curiosidade inicial foi suprida como a minha compreensão inicial agora encontra-se, digamos, em um nível satisfatório.
A autora consegue resumir em poucas páginas praticamente a essência da vida e dos ensinamentos de Sidarta Gautama, o Buda. Desde a sua vida como príncipe e asceta, os ensinos deixados para os discípulos, as interpretações e divisões entre os seus seguidores após a sua morte, e como e porque o budismo se expandiu por todo o mundo, principalmente pelo continente asiático.
Como trata de uma cultura totalmente diferente da ocidental, Morgana Gomes teve o cuidado de transmitir que algumas das palavras utilizadas no budismo muitas vezes não tem uma palavra relacionada em nossa língua que transmita a mesma idéia da original. Isto às vezes acontece, por exemplo, com a palavra nirvana, geralmente traduzida como nada. O que segundo a autora minimiza todo um significado cultural aprimorados e repassados de gerações em gerações. Esta tradução seria tão semelhantemente simplória quanto tentar definir a personalidade, a vida inteira de uma pessoa e suas realizações em uma única palavra.
Como a coleção é estilo paperback (livros mais simples vendidos em bancas de jornal), você não irá encontrá-los para vender nos grandes sites de livrarias na internet, mas talvez os ache logo ali, na banca da esquina. Ou, se preferir, poderá ir ao site da Editora Minuano e encomendar o exemplar que mais gostar por lá. Apesar de ser bem simples, a capa e a síntese caprichadas me conquistaram como leitor. Parabéns para a Minuano, só espero que não descontinue a série, como é costume aqui no Brasil. Cada volume é uma verdadeira fonte de informações disponível para consultas rápidas. Mas não deve ser utilizada como única fonte de referência. Sobre a vida e o ensinamento de Buda mesmo, o que é descrito é apenas uma visão distante da ponta de um iceberg.
Veja algumas das pérolas de sabedoria de Buda que aparecem no livro:
"Inútil vencer, numa batalha, milhões de homens. Vencer-se a si mesmo é a maior vitória"
"No início da vida, não nos expressamos com palavras, mas em um dado momento, todas as palavras já não conseguem nos expressar"
"O homem que busca fama, a riqueza e os casos amorosos é como uma criança que lambe mel na lâmina de uma faca..."
"A verdade está dentro de nós. Não surge das coisas externas, mesmo que assim acreditemos"
"Um amigo insincero é mais temível que um animal selvagem. A fera pode ferir-lhe o corpo, mas o mau amigo pode lhe ferir a mente"