conspiração literária . antologia de contos neoístas
Como aproximar o conceito de Conspiração Cósmica do movimento neoísta? Luther Blisset tem algo a ver com a chamada Conspiração Universal ou Conspiração Cósmica, como era conhecida no Antigo Egito, os antigos conhecimentos relativos ao Hermetismo (O Inhotep)? E além disso, o que essas questões tem a ver com teorias da conspiração de cunho social? Busco relacionar, nos meus contos, a trajetória de personagens que estão numa encruzilhada de suas vidas com uma estética do neoísmo em narrativa. Ao mesmo tempo, utilizo-me de um estilo tradicional de conto, criando um misto de vanguarda e convencionalismo em literatura que se aproxima do cult media, como na definição de Umberto Eco em Apocalípticos e integrados. Os personagens são jogados nas "pequenas conspirações
dos seus próprios cotidianos" nas quais, um dos focos abordados pela narrativa é a literariedade de certas expressões idiomáticas ou expressões universais ou, ainda, expressões próprias de um grupo particular, que é trazido à tona, pelo autor.
Nos contos, os personagens são instados a descobrir conceitos antiquíssimos como o tempo, como o de Hermes Trimegisto, "O que é acima é como o que é abaixo." nas suas jornadas pela identidade individual que são levados a fazer.
Ao final de cada conto, temos a nítida impressão de que teorias da conspiração não existem, ou que, se existem, são parte dos nossos fantasmas de todo dia, das nossas conspirações de todo dia, inclusive a conspiração das letras. Afinal como diz o próprio Luther Blisset, ou um deles (muitos são o mesmo Luther Blisset):
"Os escravos do século XXI não precisam ser caçados, transportados e leiloados ...através de complexas e problemáticas redes comerciais de corpos humanos. Existe um monte deles formando filas e implorando por uma oportunidade de trocar suas vidas por um salário de miséria. O "desenvolvimento" capitalista alcançou um tal nível de sofisticação e crueldade que a maioria das pessoas no mundo tem de competir para serem exploradas, prostituídas ou escravizadas."
Link para o livro (em e-book) disponível para leitura online e download: http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/3634304