Ler e escrever: estratégias de produção textual
ELIAS, Vanda Maria; KOCH, Ingedore Villaça. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2012.
Resenha
A obra é oferecida pelas autoras de forma simples e didática a partir de exemplos práticos, nos quais o leitor terá uma maior compreensão sobre as principais estratégias para a produção de textos. Seu conteúdo é de fácil entendimento, além, de servir de suporte para professores, ajudando-os a caminhar junto aos seus alunos na construção e aquisição da escrita. Comporta ainda, elementos que nos permitem um melhor entendimento sobre o conceito, e as possibilidades de escrita partindo do seu foco e do conhecimento de gêneros.
Dividida em oito tópicos, totalizando 220 páginas, e tendo como foco principal a produção textual, já no primeiro capítulo, a obra apresenta a diferença entre texto escrito e texto falado, abordando temas relevantes como: a diferença entre contexto de produção e contexto de recepção, além, de esclarecer os motivos pelos quais essas diferenças ocorrem, por exemplo, como a espontaneidade da fala interfere na elaboração do discurso, esta, resultante das circunstâncias sociocognitivas. Ao contrario da escrita, onde o produtor tem mais tempo para planejar, elaborar e rever seu texto, além, de: segundo as autoras, “prevê as respostas do autor”.
Nos capítulos seguintes, são abordados assuntos imprescindíveis à construção de textos coerentes, entre eles, a definição e exemplificação de contexto, e seu poder de possibilitar e avaliar o que é adequado ou não a este, partindo dos conhecimentos linguísticos, enciclopédicos, interacionais, noção de gêneros, grau de formalidade, economia textual, etc. esses fatores são necessários à construção de sentidos nos textos, e atuarão sempre de forma positiva.
Por ultimo, podemos dizer que o conteúdo apresentado no livro nos remete a pensar sobre as muitas táticas de escrita e diversidade de gêneros, além, de aspectos fundamentais que nos auxiliam na compreensão e produção de textos, aumentando nosso repertório, desenvolvendo nossas habilidades, e tornando-nos leitores e produtores mais conscientes.
Maria Celma da Silva