Ler e escrever: estratégias que facilitam
Título: Ler e escrever: estratégia que facilitam
KOCH, Ingedore Villaça. ELIAS, Vanda Maria; Ler e escrever estratégias de produção textual. 2ª Ed. São Paulo: Contexto, 2012, p.220.
Os temas abordados no livro Ler e escrever: estratégias de produção textual, das autoras Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias, tem como objetivo estabelecer uma ponte entre as teorias sobre texto e escrita como prática de ensino, que se estende desde os anos iniciais até a graduação.
A organização da obra dividida em oito capítulos torna a leitura prazerosa e isso facilita o entendimento dos temas mais complexos como as anáforas o paralelismo, o parafraseamento entre outros.
Logo na introdução as autoras esclarecem alguns pontos importantes como a produção de linguagem sendo uma atividade interativa. Percebe-se que é necessário que o sujeito tenha um prévio conhecimento de mundo e as situações de comunicação para que assim se estabeleça a produção de sentido.
Haja vista que toda a obra permeia por temas pertinentes sobre a leitura e escrita de forma clara e objetiva, porém o que mais nos atrai são os exemplos que facilitam e ilustram a teoria de forma simples e concreta.
O volume nos leva a refletir também sobre a escrita pela escrita, ou seja, o professor precisa ter um planejamento bem consistente para que o trabalho de produção não se torne irrelevante e não consiga produzir sentido.
Ler e escrever: é sem dúvida um manual para professores, alunos e todos os interessados pelo assunto.
Denise Calegari