Ler e escrever: estratégias de produção textual.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2º ed. São Paulo: Contexto, 2012.

A obra, Ler e escrever: estratégias de produção textual, traz aos leitores, profissionais da área de Letras e outros interessados em aprofundar-se nos estudos do texto, uma rica gama de conceitos e exemplos facilitadores ao entendimento e aperfeiçoamento em relação ao assunto tratado. O livro é dividido em oito capítulos que percorrem o universo da análise textual com detalhamentos notáveis e bastante esclarecedores. A obra apresenta dois pontos fortes a serem citados: a interação do leitor na produção de sentido e a intertextualidade intergêneros inseridas da prática de ensino. Não se negando a devida importância aos demais conceitos abordados, esses dois conceitos são tratados de forma particularmente interessante.

O primeiro, por explicitar ao leitor que, quando agente da produção de sentido de determinado texto, é levado a representar um papel importante, cooperando nessa construção de sentido e, portanto, tratado pelo escritor com importância em uma relação dialógica.

O segundo, ainda mais atrativo pelos exemplos que apresenta, oferece ao leitor uma nova visão a respeito dos gêneros textuais e essa intertextualidade possível. Trata-se mais uma vez, da interação entre leitor e escritor para que o objetivo de sentido completo e efetivo seja alcançado. Para tanto, apresenta ainda conceitos teóricos sobre coesão, coerência, repertório cognitivo e outros elementos que podem ajudar o futuro escritor a produzir textos usando de intertextualidade intergêneros com suficiente clareza.

As autoras discorrem por conceitos teóricos fundamentados em autores conceituados e trazem, a partir deles, suas ideias e propostas de aplicações na prática da escrita dentro do ambiente escolar.

Há de se enfatizar novamente que a obra apresenta aos leitores exemplos dos conceitos tratados que ajudam e esclarecem, além de serem muitas vezes de teor humorístico ou de outros escritores de louvável qualidade, tornando a leitura dinâmica e interessante.

Leitura leve, mas que é, ao mesmo tempo, profunda e enriquecedora e que merece atenção dos estudantes da área e profissionais da educação.

Larissa Fernandes da Fonseca

Pós-graduanda do curso Estudos Linguísticos e Literários do Centro Universitário Fundação Santo André.

larissa.ffonseca@gmail.com

Larissa Fernandes da Fonseca
Enviado por Larissa Fernandes da Fonseca em 04/05/2013
Reeditado em 04/05/2013
Código do texto: T4273812
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