Produção textual: Um novo olhar.
Livro: koch, Ingedore Villaça.Maria Elias,Vanda. Ler e Escrever: estratégias de produção textual. 2ed. São Paulo: Contexto,2012, p220.
Nos oito capítulos que compõem o livro Ler e escrever: estratégias de produção textual, as autoras Ingedore e Vanda Maria, abordam teorias sobre textos e práticas de ensino, o diferencial são as exemplificações que constituem a obra, que vão desde textos de alunos até textos jornalísticos, o que simplifica bastante a leitura e o seu entendimento.
O volume é destinado a aqueles que se interessam por produção textual, por ser de fácil compreensão, sejam professores, profissionais da escrita ou interessados no assunto. Cada tema proposto em seus capítulos é devidamente relacionado aos seus exemplos, todos relacionados a produção textual. As autoras partem do principio da escrita, ou seja, a oralidade infantil até a escrita em sua plenitude.
A variedade de imagens e linguagens (como quadrinhos, música, propaganda), utilizadas no livro, nos leva a uma reflexão sobre a natureza das palavras que podem ser transformadas em textos. Com os exemplos e teorias demonstrados, as autoras trabalham a ideia de que um texto só produz sentido para quem lê, quando o escritor leva em conta o contexto histórico, social e cultural e o repertório daquele a que se destina o texto.
Ler e escrever lida também com os gêneros textuais, produções destinadas a uma certa intenção de comunicação, ressaltando as particularidades dos gêneros, e também o que é comum em toda manifestação da linguagem verbal logo ao ato de produção escrita. No mesmo âmbito, esta a coerência e coesão, o produtor se vale de estratégias de produção textual, recursos linguísticos e articulações de escrita.
A proposta das autoras é demonstrar a importância social que um professor tem ao ensinar os seus alunos a produzir textos coerentes e coesos, mostrando sobre variadas óticas, perspectivas que são importantes para que um texto produza sentido.