O CAMINHO DAS PEDRAS, de Ryoki Inoue

O sucesso é fruto de noventa e oito por cento de suor, um por cento de talento e um por cento de sorte. Esta é a fórmula não tão secreta ensinada por Ryoki Inoue neste "manual" feito sob medida para os futuros escritores de best-sellers.

O histórico de Ryoki mostra que ele é altamente capacitado em se tratando do assunto livros. Escritor por escolha e profissão, figura atualmente no Guiness Book of Records como o recordista mundial em quantidade de livros escritos. Hoje (e somente hoje, pois amanhã essa informação poderá estar defasada), segundo o website www.ryoki.com.br, ele possui 1.075 livros publicados. Ele chegou a escrever 6 livros por mês e 128 páginas por dia. Passeou pelos gêneros de faroeste, policial, romance, biografia, entre outros. Possui livros publicados pelas várias editoras, como a Summus, Globo, Vertente, Monterrey etc.

Com tamanha criatividade e desempenho, Ryoki resolveu compartilhar algumas dicas para aqueles que desejam se aventurar no mundo dos escritores. Como eu sou um dos que se encaixam perfeitamente nesse perfil, resolvi ler para crer. E não é que muitas das dicas contidas em "O Caminho das Pedras" são importantes? Há procedimentos técnicos ou literários que eu nem sequer imaginava existir ou que sabia muito pouco. Apesar de publicado em 1995 e classificado como um livro técnico (os quais tendem a desatualizar rapidamente), percebe-se que muito pouco do livro cheira a coisa velha. Principalmente as orientações a respeito de criação literária, do roteiro para a montagem do projeto de seu livro, e de como convencer o editor a publicar as suas obras são incrivelmente atuais.

O autor se baseia em sua própria realidade para deixar um aviso àqueles que sonham acordados com algo que não existe. Ryoki ensina o caminho para os que querem e precisam escrever para viver, para comprar o leitinho das crianças, como ele. Se você tem uma idéia que pretende espalhar aos quatro ventos ou acha bonitinho dizer pra todo mundo que já escreveu um livro, levará um puxão de orelha. O objetivo do livro não é esse. Mas, se você almeja tornar-se um escritor sério que algum dia sobreviva daquilo que escreve, ou se simplesmente quer melhorar as suas técnicas de redação, leia "O Caminho das Pedras". De início basta este, pois para ler todos os livros dele, você precisará de um fôlego extra para acompanhá-lo.

O seu último livro, "Vencendo o Desafio de Escrever um Romance", provavelmente será uma agradável continuação na aprendizagem de seus mais novos métodos.