Técnicas de contrução de textos

Técnicas de construção de textos

“Ler e escrever estratégias de produção textual” (Contexto, 2009, 220 páginas), das autoras Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias, como o próprio nome já enuncia traz ao leitor várias técnicas para construção de textos.

O livro aborda temas como a diferença entre fala e escrita, expõe o que é escrita e seus modos de interação, discorre sobre os gêneros textuais o que são e para que servem, analisa os fatores de contextualização, demostra os modos de constituição da intertextualidade, esclarece o que é progressão referencial e explica suas formas de utilização para a produção do texto, mostra por meio dos textos a progressão sequencial e a concepção de coerência, entre outros.

A progressão referencial, por exemplo, é uma ferramenta importante na composição do texto, pois permiti que o escritor retome o assunto por meio de pronomes, sinônimos ou hiperônimos para que o texto não se torne cansativo com a repetição das mesmas palavras para retomada do assunto e a introdução de novas ideias.

A intertextualidade é tão importante quanto à progressão referencial para a construção do sentido do texto, uma vez que todo texto remete sempre a outro ou a outros, compõe-se como uma resposta ao que foi dito e que pode ser acessado pela memória dos leitores, pois se isso não acontecer o texto pode ter seu sentido prejudicado.

Podemos observar que todos os conceitos tratados pelas autoras são exemplificados por textos, para que os leitores possam apreender de maneira clara e objetiva a utilização dos conceitos aplicados nos textos. Koch e Elias escolhem vários gêneros textuais como quadrinhos, crônicas, músicas, poemas, cartas etc., para exemplificar as concepções apresentadas que além de ensinar sobre as técnicas de construção textual trazem ao leitor um conhecimento sobre variados assuntos que tornam o livro agradável de se ler.

Essa obra contribui para com todos que necessitam aprimorar a elaboração de textos, e também com os professores que quiserem utilizar essas estratégias dentro da sala de aula para auxiliar seus alunos na produção textual.

Alebenatti
Enviado por Alebenatti em 01/05/2013
Código do texto: T4269135
Classificação de conteúdo: seguro