Aspectos de Produção Textual

Ler e Escrever: estratégias de produção textual (Contexto,2009,214p) das autoras Ingedore Villaça e Vanda Maria Elias traz aos leitores comprometidos com o ensino uma reflexão sobre o modo com o qual os professores lidam com o processo da aprendizagem escrita nas séries iniciais.

Nos 8 capítulos integrantes da obra, as autoras exploram de forma clara, objetiva e simples o tema central que é a leitura e produção textual. Em cada capítulo, as técnicas de uma boa produção de texto são explicadas através de embasamento teórico e exemplos de vários tipos como textos reais de alunos, propagandas, histórias em quadrinhos e outros.

As autoras desse livro são pesquisadoras do conhecimento, teóricas com grande formação linguística e docentes experientes. Através do vasto conhecimento delas nos levam a perceber a importância de conhecer os fatores textuais e as técnicas que auxiliam na prática de produções textuais.

Na obra, é mostrado que a escrita não deve se dissociar dos fatores textuais que auxiliam no processo de produção textual e até para que o texto faça sentido por si só. Além disso, sempre que há um tópico ou item novo, esse tópico é bem explorado através de explicações claras e exemplos reais. Todo assunto do livro é claro e objetivo assim, todo professor de língua portuguesa deveria tê-lo para auxiliá-lo em suas aulas de produção textual.

Apesar de tudo isso, muitas vezes, até para um professor de língua portuguesa o livro pode tornar-se chato. Isso se deve ao fato de existir vários exemplos em um esmo capítulo, e eles são cansativos aos olhos de um bom leitor. Além disso, as vezes, encontram-se, em alguns capítulos ou tópicos, assuntos já conhecidos do leitor como por exemplo o referencial, que sempre deve ser feito para que nada perdido no texto.

Os assuntos abordados na obra auxiliam o professor de língua portuguesa à medida que utilizam os conceitos pertinentes dos vários tipos de referencias em suas aulas de produção textual. Mesmo, esse já ser um assunto pouco conhecido do leitor, na obra, ele é bem explorado de maneira simples e clara.

Assim, pode-se perceber a importância e tamanha relevância do livro para aqueles que lidam com o ensino da produção textual. Entretanto o livro não deve servir como uma receita, algo pronto e acabado. Ele servir de parâmetro, pois trata de produções textuais comuns e há aquelas que fogem a regra. Por isso, vale ressaltar que o livro deve se tornar um companheiro para o professor de língua.

Débora Sá
Enviado por Débora Sá em 26/04/2013
Código do texto: T4261008
Classificação de conteúdo: seguro