ESCRITOR DA SEMANA: Médico local tem livro de crônicas depois de narrar contos pitorescos

“Uma carta jogou-me ao ócio dos aposentados” – É assim que Edgard Steffen descreve a maneira como o tiraram da cena da medicina, por aposentadoria compulsória.

Nasceu em Indaiatuba, formou-se em Medicina pela primeira turma da Faculdade de Medicina de Sorocaba, iniciou sua atividade profissional como clínico geral e pediatra encarregado de Posto de Puericultura do Departamento Estadual da Criança, atuou na implantação do SUDS em nível regional, foi Secretário da Saúde e Médico da Vigilância Epidemiológica do Município de Sorocaba e professor universitário.

Em 2003, começou a escrever para o Jornal “Cruzeiro do Sul” crônicas semanais, apresentando casos por ele presenciados, uns pitorescos, outros comoventes, todos ligados ao trabalho médico.

Incentivado por amigos, leitores, antigos clientes, reuniu algumas das experiências médicas vividas em sua obra: “o Anjinho dos Pés Tortos e Outras Histórias”, da editora Ottoni.

Não se trata de um “blog”, ou mesmo de uma autobiografia, mas de uma narrativa de histórias em uma vida dedicada à medicina.

A escolha do título se deu a “um episódio que muito me comoveu” – afirma Edgard. Quando da publicação da crônica “o Anjinho dos Pés Tortos” no jornal, houve grande manifestação dos leitores para que um livro fosse escrito.

E assim surgiu esta grande obra, que reúne mais de 50 crônicas, que segundo seu amigo de vida, Dr. João de Campos Aguiar Filho, “se trata de um livro não acabado, porque existem outros episódios a serem narrados”.

Uma quebra do sigilo médico e do juramento profissional? De maneira alguma! Edgard Steffen além de excelente médico e ótimo escritor, é um homem extremamente ético e respeitoso: permitiu ao leitor adentrar um mundo de experiências para muitos inimagináveis, de modo discreto e respeitoso: tomou o cuidado de substituir nomes, mudar locais de ocorrência, a fim de qualquer tipo de identificação possa ser feita. Um gentleman!

Já que segundo o amigo, Campos Aguiar Filho, a obra está inacabada, havendo muito ainda por ser narrado, aguardamos ansiosos a segunda, terceira,...obra. Afinal, 72 anos de profissão, de aprendizado, não se resumem a 50 crônicas. Queremos mais! (Douglas Lara)

RESENHA

O ANJINHO DOS PÉS TORTOS E OUTRAS HISTÓRIAS

Autor: EDGARD STEFFEN

Descrição: Um Livro que ainda não está acabado. Assim eu vejo o “O Anjinho dos Pés Tortos” de meu colega, compadre e amigo Steffen. Somos fraternos desde os tempos de faculdade. Conheci quase todas as histórias aqui narradas. Participei de algumas, revisei outras. Digo que se trata de livro não acabado porque existem outros episódios a serem narrados. Eu os conheço através de nossos “papos” e correspondência que trocamos nestes cinqüenta e quatro anos de amizade. O estilo leve, irônico, humor ferino, lembra-me Pitigrilli, humorista italiano que líamos nos tempos de Faculdade. Por isso, “O Anjinho” é bom de ler. Ao Steffen digo: Bravo! Continue! Número de Páginas: 188 - Formato: 15,5 X 21,5 (Ottoni Editora)

Diário de Sorocaba, domingo e segunda-feira 25 e 26 de março de 2007

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 25/03/2007
Código do texto: T425034