O QUE É ISSO COMPANHEIRO?
___________________________________________________________ GABEIRA,Fernando. O que é isso companheiro? Fernando Gabeira. -29 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1982.
____________________________________________________________
*Por: Luize
O autor Fernando Gabeira em seu livro "O que é isso companheiro?" relata uma dolorosa luta contra o golpe militar dos anos 60 em que muitas pessoas morreram ou foram exiladas,e outras (poucas) como ele,sobreviveram para contar o que aconteceu naquela época em que "olhar para o lado" era uma afronta ao governo.
Segundo ele,no Golpe Militar,havia o grupo dos 11,uma organização de resistência proposta por Brizola. Guerrilheiros que caíram porque não tinham armas,pois as mesmas nunca chegaram as suas mãos para que pudessem lutar. Houve ali,um golpe de Estado.
De partido socialista e esquerdista,Gabeira fala das ideias políticas que chegam com atraso ao Brasil em relação ao resto do Continente e das torturas que eles e seus companheiros sofriam quando pegos pela polícia.
Comenta que apesar de lutarem por mesma causa,muitos grupos articulavam de forma independente do povo,como um grupo armado chamado Vanguarda Popular Revolucionária,contrário a organização de massas,a Vanguarda possuía documentos com o objetivo de encurralar o governo.
Ressalta a invasão de uma faculdade de medicina pela policia que batiam nos estudantes que se organizavam em movimentos causando polêmica e comoção em todo o Brasil. Nessa época,surge a Lei de Lacerda,instrumento máximo de repressão como forma de acabar os Movimentos Estudantis.
Os adolescentes não viviam sua juventude,os velhos discursavam politicamente,apontavam causas econômicas,andavam armados e não formulavam objetivos para o futuro; A única coisa que queriam era acabar com a ditadura.
Outro momento citado por Gabeira é o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil,Charles Burke Elbrick,com o objetivo de fazer o governo libertar pelo menos quinze companheiros presos sendo torturados em prisões de todo o país,bem como tornar o quase oculto jornal Resistência num jornal Nacional.
Após a libertação do embaixador a policia chegou aos sequestradores através de detalhes que ficaram nos lugares pelos quais passaram. Todos os participantes foram atingidos: dois morreram,outros presos e liberados e outros foram exilados. Alguns fugiram,e um outro enlouqueceu.
Fernando Gabeira conta que após a "separar-se" dos companheiros viveu na clandestinidade por um bom tempo até ser pego pela policia,depois de levar um tiro. Fala das torturas que sofreu e das artimanhas para sobreviver na prisão.
Sua libertação se deu com o sequestro de um embaixador alemão e com a mesma técnica do sequestro anterior,os sequestradores enviaram
uma lista com os nomes de quarenta presos políticos para serem libertados em troca do prisioneiro; No meio dos nomes estava o de Fernando Gabeira.
Concluindo o Golpe de 64 representou para ele,um golpe nas esperanças que tinha na liderança sindical e no partido comunista, e o sonho é tão necessário para a produção da força de trabalho como a arte é necessária,de um modo geral,para a sociedade.
As classes sociais não apenas definiam a história,mas pressupunham o completo esmagamento do indivíduo. E como diz Gabeira: "(...) não adiantava mudar. Não adiantava,porque o Brasil era o Brasil (...)".
(NOVEMBRO DE 2008)