DOM QUIXOTE - MIGUEL DE CERVANTES
POR: LUIZE
O livro Dom Quixote de Miguel de Cervantes trata em sua essência da ridicularização das novelas de cavalaria daquela época,popular na Europa,mas entrando em decadência.
O autor resolveu inovar e criou um personagem que depois de enlouquecer de tanto ler,acreditou ser um herói pronto a defender a justiça,a ordem e o amor. Então nasceu Dom Quixote.
Cervantes criou um personagem idealístico,que não tinha limites para sua imaginação,um louco que deixa o lar e leva um amigo: Sancho Pança. E em sua companhia sai em busca de aventuras e sonhos. Em suas andanças,Dom Quixote confunde moinhos de vento com gigantes,monges com bandidos e camponesas ou prostitutas com princesas e donzelas.
A história de Dom Quixote,na verdade, Alonso Quijano,deu a Cervantes o posto de ser o livro mais lido depois da Bíblia,onde apenas no lançamento,foram necessárias seis edições para dar conta dos pedidos. Inspirou peças de teatro,óperas,balés,filmes,programas e desenhos.
Segundo o autor,Dom Quixote,representa o lado espiritual e pobre da natureza humana. A honestidade e idealismo valorizados nas novelas de cavalaria.
A maior manifestação de respeito nessa literatura fica por conta da amizade fiel entre seu cavaleiro e escudeiro,que diferente do seu amo,era prático,realista e preocupado porém obediente e admirador profundo das loucuras do seu amigo,que age como se sonhar fosse a única forma de enxergar o mundo.
De volta a sua casa,Dom Quixote recupera a razão,e volta a ser o nobre Alonso Quijano. Já seu companheiro fiel Sancho Pança,tornou-se o oposto da razão,animando seu "amo" a novas viagens e aventuras.
Miguel de Cervantes trabalhou em sua obra, duas figuras boas,puras,mas não tomou parte nem pelo mundo imaginário,nem pelo real. Fica a critério do leitor analisar e avaliar que não há nada real que não se confunda com a imaginação,nem há nada de imaginário que não se modifique ou interfira na realidade.
Para o autor,mais que uma sátira à novela de cavalaria e crítica a Espanha daquela época,que se dividia entre as tradições aristocráticas e modernas,Dom Quixote louva a fantasia da força poética que é a alma do ser humano.
Então,o que se pode dizer é que Dom Quixote além de um clássico,é uma obra que traz em seu bojo,um rico estudo literário inclusive adaptável ao público infantil.