Bilionários por acaso – a criação do Facebook (Bem Mezrich)
Mark e Eduardo são bons amigos e alunos de Harvard. Eduardo; Brasileiro, filho de descendentes de judeus. Cursava economia e tentava de tudo para se dar bem na universidade, conhece Mark, Americano, também filho de descendentes de judeus, cursava ciências da computação.
Em uma noite solitária, Mark tem a idéia de criar um site, onde postaria fotos de estudantes e outros estudantes poderiam votar para escolher quem era o mais bonito ou a mais bonita, nessa noite surge o Facemash. Mas para ter acesso às fotos, Mark invade o servidor da universidade e provoca uma pane no sistema, Mark chega a quase ser expulso da faculdade, mais depois desse episódio Mark se inspirou e resolveu criar com a ajuda de Eduardo o Facebook, Eduardo seria o investidor da idéia, ficando com 30% das ações e sendo o diretor financeiro da empresa, e Mark com 70%, por ser o dono da idéia.
“O Facebook tinha todos os elementos de um site bem-sucedido. Uma idéia simples, uma função sexy e uma sensação de exclusividade.”
O que era para ser apenas uma rede social que pudesse fazer com que os estudantes de Harvard se conhecessem melhor ganha espaço no mundo dos negócios, e desloca de um alojamento estudantil para o vale do silício.
Só que com o crescimento do Facebook, a amizade de Mark e Eduardo é colocada a prova, e se transforma em uma guerra.
* (livro que deu origem ao filme “A rede social”)