A menina que roubava livros - Markus Zusak
É uma história bem diferente de todas as outras, a sua narradora é conhecida por todos, e temida por muitos. A sua narradora é a Morte.
Ela conta a história de uma menina que ela encontrou três vezes, Liesel Meming, durante a Alemanha Nazista, a primeira vez que elas se encontram foi quando Liesel e seu irmão iam para a casa de seus futuros pais, mas no caminho o seu irmão morre, deste então a morte acompanha a vida de Liesel, de longe, pois não é permitido que ela se aproxime da menina.
Liesel é levada então sozinha para seu novo lar, Rua Himmel. Seus novos Pais eram os Huberman, Rosa e Hans. A Sra.Huberman tinha um comportamento muito estranho e agressivo, ou contrário do Sr. Huberman, um homem bom, que tratava muito bem Liesel.
O primeiro livro que Liesel rouba, na verdade não foi bem um roubo, ela encontrou o livro no chão e pegou para ela. O Segundo livro, ela o pegou de uma fogueira que queimava anúncios judeus, livros, bandeiras, tudo que lembrava o inimigo de um nazista, era aniversário de Hitler. O seu terceiro livro apareceu na Rua Himmel.
Acontece vários outros roubos de livros, um amigo que se esconde no porão de Liesel, Guerra, morte.No fim de tudo a Sra.Morte encontra novamente Liesel e pode fazer uma coisa que esperava a muito tempo, ela tenta dizer muita coisa, mas não pode fazer nada a não ser dizer a essa ultima frase que encerra o livro “Os seres humanos me assombram”.
O autor dessa obra é Markus Zusak, recebeu prêmio de livro do ano para leitores mais velhos.