Ituano destaca-se com ensaios históricos
ESCRITOR DA SEMANA
Ituano destaca-se com ensaios históricos
(Diário de Sorocaba, domingo e segunda-feira 18 e 19 de março de 2007)
Se dissermos que ele é historiador, ele fica zangado. Inaldo Cassiano da Silveira Lepsch se intitula por um “fuçador” irrequieto e incansável, um pesquisador persistente (o que seriam os historiadores, então?!). Natural de Itu, “da gema” - como costuma se orgulhar - pois nasceu a cinqüenta metros de onde foi edificada a pedra fundamental da cidade, encontrou em sua terra natal grande campo “arqueológico” para desbravar e redigir seu quarto trabalho: “Camargos e Penteados” – História e Genealogia de uma família paulista”.
Nesta obra, o autor narra a história e a genealogia de uma tradicional família paulista, aprofundando-se a mais de vinte gerações, até encontrar desbravadores de sertões, plantadores de cidades, aliados audazes e fiéis dos jesuítas Nóbrega e Anchieta, na formação da sociedade paulistana dos primórdios de São Paulo de Piratininga.
O sobrenome Camargo, segundo o autor, originou-se de um lugarejo situado na Espanha. E o primeiro Camargo a ser retratado por Inaldo, foi também o primeiro a visitar a América, o navegador Affonso de Camargo.
Já os Penteados, também de acordo com pesquisas, são de origem Portuguesa e teriam sido os ascendentes da nobre família dos Penteados de São Paulo.
Neste encontro de famílias e passar de gerações, nasce em Itu, ilustre comerciante e fazendeiro, Indalécio Camargo Penteado, patriarca da família, que dará origem a importantes representantes deste “clã”.
Este trabalho do incansável “fuçador”do passado ituano, há de se constituir em valiosíssima fonte de consulta e estudos para quem quiser conhecer a movimentação de antigas e tradicionais famílias paulistas, e paulistanas que, da “Utu Guaçu” começaram a rasgar sertões, empurrando cada vez mais, Tordezilhas para o oeste, fundando cidades, vilas, povoações, e espalhando incontáveis descendentes pelos quatro cantos de São Paulo e do Brasil. (Douglas Lara)
RESENHA
CAMARGOS & PENTEADOS - História e Genealogia de uma família paulista
Andar pelos labirintos da Genealogia é, verdadeiramente, fazer uma viagem no tempo, uma viagem por vezes complexa, difícil, que exige, de quem se dispõe a realizá-la, muita dedicação.
Neste livro sobram dedicação, paciência, eficiência e competência ao autor para mostrar aos paulistas, desde as raízes, a história de uma das mais tradicionais famílias da terra bandeirante.
2007, 250 págs. 21,5 x 15,5 cm. (Ottoni Editora)