Hermínio Sargentim Lança a Coleção Oficina de Escritores

A escrita é um bem cultural adquirido pelo homem por meio das práticas sociais de leitura, bem como pelo exercício contínuo de escrever. O ato de redigir não é um processo tão simples, pois exige ação minuciosa que é desenvolvida em diferentes etapas: escrita, revisão, avaliação e reescrita. Nesse foco, comparamos o processo da escrita com o trabalho artesanal de uma cesta na qual o artesão tece, retece, faz, desfaz e refaz o trançado das palhas ou cipós até chegar o momento do seu arremate para apresentar ao público uma obra perfeita.

Nesse contexto, a coleção Oficina de Escritores do renomado autor de livros didáticos, Hermínio Sargentim, publicada pela Editora IBEP, São Paulo, em 2012, destinada aos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, apresenta uma proposta significativa de produção textual. A respectiva coleção está pautada em eixos básicos da Língua Portuguesa: leitura, oralidade, análise linguística e produção de textos. Mediante o que acabamos de expor, percebemos a excelência da obra pela inteireza e plenitude dos elementos exigidos para a competência escrita.

Ao explorarmos as páginas dos referidos livros, observamos a ênfase dada pelo autor à diversidade de gêneros textuais, pois encontramos uma variedade expressiva de textos literários e do cotidiano que, obviamente, dialogam com o universo infantojuvenil. Assim, os alunos terão oportunidade de ler não somente gêneros clássicos – poesias, canções, fábulas, crônicas, contos, dentre outros; como também, interagir prazerosamente com textos do mundo contemporâneo – blogs, mensagens de e-mails, horóscopos, editoriais e outros textos que circulam em vários suportes textuais.

Outros aspectos relevantes que merecem atenção na proposta de Sargentim são as metodologias - por projetos e por sequência didática. Esta última é denominada pelo autor de “preparação”. As metodologias aqui mencionadas possibilitam ao professor e, consequentemente, ao aluno a realização de atividades muito bem planejadas com propósitos específicos e por um período predeterminado. Por sua vez, a sequencia didática ou a preparação serve para auxiliar o aluno a organizar o pensamento e repensar sobre o processo desencadeador da produção da escrita.

É oportuno ressaltar que, a sequência didática sugerida pelo autor é constituída de cinco etapas essenciais para a produção de um texto que pode ser lido de forma clara e concisa: preparação, escrita, revisão, reescrita e edição final. Seguindo esses passos, certamente, os alunos terão oportunidade de desenvolver a habilidade responsável pela consciência formadora do produtor textual; como também, poderão refletir sobre a própria qualidade do texto escrito e sobre a responsabilidade do ato de publicação.

Além dos aspectos abordados nos parágrafos supracitados, constatamos outro ponto que complementa, fundamentalmente, a nobreza da obra. Esta constatação é realizada através da análise dos livros de 1º ao 5º ano , em que propõem uma série de atividades lúdicas envolvendo o princípio básico da coordenação motora no desenvolvimento da criança – o desenho. Diante desta proposição, deparamo-nos com um conceito de escrita abrangente no qual o ato de escrever nos anos iniciais está intrinsecamente articulado ao processo criativo.

Nessa perspectiva, concluímos que a coleção cognominada Oficina de Escritores é um excelente recurso didático recomendado para professores do Ensino Fundamental tanto de escolas privadas como de escolas públicas que desejam, ardentemente, desenvolver competências leitoras/escritas de forma eficaz e dinâmica. Em síntese, a aquisição da obra, somente, irá contribuir com as práticas sociais de alfabetização e letramento, assim como a eficácia do ensino-aprendizagem.

*AGUIAR. G. É escritora e ilustradora de Literatura Infantojuvenil. Atua como técnica pedagógica na SEED/DED/SEF – Sergipe e é membro do Comitê Sergipano do PROLER.

G Aguiar
Enviado por G Aguiar em 09/02/2013
Reeditado em 12/02/2013
Código do texto: T4130968
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