Uma Escola Mais Bela, Alegre e Prazerosa

O artigo Uma Escola Mais Bela, Alegre e Prazerosa de Paulo Roberto Padilha propõe que se construa e se reconstrua uma Escola Cidadã mais bela, alegre, prazerosa, feliz, democrática, participativa e autônoma pautada assim na operância eficaz de todos os seus segmentos.

Publicado como Tese parcial de doutoramento da Faculdade de Educação da USP- 2002

TAGS: Escola Cidadã, George Snyders.

Paulo Roberto Padilha, em seu intróito aborda o pensamento de Freire e Demo, cuja temática ressente na necessidade de se promover o entrelaçamento entre a estética e a ética, bem como da cultura e da arte, as quais permitem que as mudanças no foco da aprendizagem ocorram, contudo, sem a desvinculaçao do contexto histórico, local e humano.

Padilha vislumbra a Escola Cidadã como produto da consubstanciação do tripé: prazer; democracia e autonomia que fundamentam e potencializam o trabalho coletivo, prático e autêntico nos quais vão se configurando uma escola dialógica, autonôma e cidadã. E para tanto, menciona Snyders, o qual assevera que o encontro e o vivenciamento da alegria na escola proporciona não meramente a satisfação cultural, como também a transformação e mobilização das manifestações culturais. Além disso,a alegria possibilita a reinvenção na somatória das diferentes culturas e na criação de uma cultura própria.

De acordo com Padilha a educação que a Escola Cidadã acredita é a centrada no respeito e na valorização daqueles seres humanos que se engajam no processo de transformação da sociedade, bem como naqueles que ressignificam e reconstroem a sua prática, visando assim o conhecimento. A Escola Cidadã investe, portanto, na educação permanente e continuada baseando-se sempre no dialogismo comunicativo e interativo realizado por grupos que estão dentro e fora da escola.

Trata-se, portanto, de um artigo que apresenta no seu cerne considerações prolíficas acerca de uma escola que transcende o plano do ideal e se tangencia no real e no diário, a fim de instaurar uma práxis democrática, solidária, coletiva e emancipatória tencionando formar cidadãos críticos capazes de se mobilizarem na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e catalisadora da vida social.

Bibiana Anjos Rezende, professora -Seduc em Rondonópolis-MT.

Ana Bibi
Enviado por Ana Bibi em 01/02/2013
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