O Começo do Adeus: aprendendo a se despedir... de Anne Tyler

Não conhecia o trabalho desta autora e quando recebi da Novo Conceito um exemplar, a capa do Jorge Parede me cativou por ter visto aquela cenas por várias vezes, a da moça lendo um livro na cama. Pensei que seria mais um romance de perdas, mas é bem mais do que isso.

É o décimo nono de Tyler e tem um toque de fábula, pela sutileza da mensagem que passa. A narrativa tem um prelúdio com os momentos de um casal normal, Aaron e Dorothy, com seus altos e baixos, amor, dor e rancores guardados no âmago. Um dia, após de uma discussão, uma árvore tomba na varanda onde estava Dorothy, matando-a.

Situada em Baltimore, onde muitos das narrativas de Tyler são passadas, a história gira alguns meses após a tragédia. Após onze anos de casamento, desolado, Aaron, continua obstinadamente no negócio da família, rejeitando as simpatias prorrogadas pelos amigos, até que inesperadamente sua amada aparece, o ajudando a sobreviver e a encontrar certa paz, pois tem melhorado gradualmente pelas aparições frequentes da mulher — na casa deles, na estrada, no mercado. A autora usa esse fantasma para aprofundar as questões não resolvidas que ainda assombram Aaron.

Um protagonista bem diferente, nada notável fisicamente, deficiente do braço e perna direita, gago e é a partir dele e de suas emoções que Tyler constrói seu texto, com elementos sobre o amor, o casamento e a fragilidade dos relacionamentos íntimos. Além de fazer observações irônicas sobre a indústria editorial, o negócio de Aaron é uma pequena editora, que publica livros guias para quem deseja entender os caminhos da vida e saber dizer adeus. Um livro sábio, assustador e profundamente tocante.

Autores: Anne Tyler

Titulo: O Começo do Adeus

Selo: NOVO CONCEITO

Ano: 2012

Edição: 1

Número de páginas: 208

Preço Sugerido: R$ 29.90