O Melhor de Mim - Sanduíche de decepção

Seguindo a mesma fórmula, como sempre, Nicholas Sparks dá a impressão de que escreveu a maior parte de O Melhor de Mim apenas para ocupar espaço porque não tinha mais o que escrever. Até ficou nas entrelinhas que ele queria passar uma imagem de romances clássicos, onde vários detalhes são retratados e há bastante comparações e descrições da natureza. Devo falar diretamente que Nicholas falhou nessa missão e ficou bastante claro ao final da leitura que esse foi um dos piores de seus livros. Concordo que é suspeito uma pessoa cética em relação à romances falar sobre Nicholas Sparks, mas mesmo não sendo fã do gênero, ainda consigo gostar de alguns e esse conseguiu deixar o verdadeiro gosto da decepção.

Retratando a história de Amanda Collier e Dawson Cole que quando jovens se apaixonaram, mas foram separados pelas famílias, reencontram-se anos depois quando ambos estão na idade de 42 anos, devido a morte de Tuck, o que foi, provando que personagens secundários sabem roubar a cena, o melhor do livro.

Nascido em uma família nada boa onde pai, irmão, primo, todo mundo, basicamente, faz parte do mundo do crime, Dawson foge de casa e acaba se refugiando na oficina/garagem de Tuck Hostetler. Logo em seguida, conhecendo Amanda e os pais dela terem grande aversão a esse namoro, os dois usam a oficina/garagem de Tuck como refúgio.

Depois de muita enrolação, descrição de folhas, árvores, e muitos outros, Dawson e Amanda se separam e cada um segue um rumo. Quando estão com 42 anos, voltam à cidade devido à morte de Tuck e acabam se reencontrando por essa causa maravilhosa de personagem. Apesar de o reencontro não ser nem um pouco emocionante, o modo como Tuck fez com que isso acontecesse melhorou tudo e quando as menções a esse personagem acabam, o livro volta à monotonia. Mesmo que parando com as descrições exageradas, continua com uma narrativa, embora simples, muito arrastada.

Antes de encontrar Dawson novamente, a vida de Amanda já estava um caos, com a perda de uma filha, um marido alcoólatra que piora cada vez mais, três filhos perfeitamente saudáveis e todas as suas metas de vida perdidas para poder cuidar desses filhos, o que, provavelmente foi uma jogada para mostrar que ela ainda não tinha motivos suficientes para se jogar de uma ponte. Após encontrar o primeiro amor, mostra-se cada vez mais confusa com o que fazer e nada parece dar aquela luz milagrosa dizendo "faz isso que vai ser melhor", mas voltando aos três filhos saudáveis, dá para prever facilmente o que acontece.

Dawson, um homem simples e solitário porque nunca acreditou que iria encontrar um amor para esquecer-se de Amanda. Passando por algumas experiências de quase morte por trabalhar em uma plataforma de petróleo, a mais recente foi um trauma que o fez se sentir estranho e começar a questionar o modo como está vivendo. Infelizmente, o livro mostra a narrativa mais focada em mostrar a vida de Amanda, outra jogada de mestre para mostrar o quão vazia era a vida de Dawson. A única coisa em que foca ligada a ele é o fato de ele ver um tipo de fantasma quando se encontra em problemas, essa parte foi um pouco óbvia de descobrir sendo que o livro repete tantas vezes o porquê disso.

Um pouco depois da metade do livro até antes dos três ou quatro capítulos finais, o livro até perdeu um pouco aquele gosto de decepção, mas quando parecia que ia ficar bom, Sparks provou que nunca larga sua fórmula. Logo após o filho mais velho de Amanda sofrer um acidente, o autor nos faz sentir como é ser vidente. Desse momento em diante, cada palavra foi totalmente previsível e a decepção voltou com toda a força.

Ainda que Nicholas não tenha acertado nessa história, mostrou que seu sucesso não foi apenas por elas e sim por seu modo de escrever alterando o uso de palavras, narrativa mais rápida ou mais lenta, entre alguns outros fatores, de acordo com a personagem que está em cena no momento e por esse motivo, mereceu duas estrelas.

http://oslivrosouniversoetudomais.blogspot.com.br/

Diana Lopes
Enviado por Diana Lopes em 14/01/2013
Código do texto: T4084484
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.