COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. “Estratégias para o ensino da literatura: a sistematização necessária”.

O referente texto trata-se de uma pesquisa realizada com o propósito de saber como se dava a pratica das aulas de literatura no ensino médio em escolas de Pelota, para tais fins foram realizadas entrevistas com os professores da área. Segundo os dados da pesquisa as principais formas de aulas adotadas pelos professores são debates, dramatizações, relatórios e fichas de leituras.

O autor conceitua que é comum o fato dos professores cobrarem a comprovação por parte dos alunos da leitura das obras, os professores ainda ampliam a leitura da obra voltando para o contexto do aluno, possibilitando assim o aluno aplicar o conhecimento adquirido na leitura em seu contexto social, que é uma boa forma da leitura fazer sentido para o aluno.

Cabe ainda apontar que o texto conceitua três tipos de aprendizagem sobre a literatura. Por primeiro é aprendizagem de experimentar o mundo por meio da literatura, a segunda é a aprendizagem que envolve outras bagagens de conhecimento, como a história, a teoria e a critica. A terceira aprendizagem é que a literatura proporciona por si própria, o saber e o conhecimento adquirido pelo leitor.

Diante dessas formas de aprendizagem o autor propõe alguns métodos de ensino como oficinas de literatura, portfólio e atividades autônomas dos alunos. Cosson mostra as quatro etapas da sequência básica de letramento literário: a motivação que consiste na preparação do aluno para receber o texto. Essa etapa se dá de forma lúdica, tem como objetivo principal incitar a leitura proposta. Já na introdução é feita a apresentação do autor e da obra, expondo as principais informações sem se prolongar em muitos detalhes. A terceira etapa é a leitura do texto em si que deve ter um acompanhamento do professor, tirando eventuais duvidas e debatendo sobre as partes já lidas. O autor chama atenção para o acompanhamento de “intervalos” no qual há a possibilidade de aferição da leitura, assim como solução de algumas dificuldades relacionadas à compreensão de vocabulário ou mesmo de partes do texto. Tal sugestão é de fundamental importância para que o aluno não perca o interesse ao longo da leitura.

A última etapa é a interpretação e para o autor ela se dá em dois momentos, um interior e outro exterior. O momento interior compreende a decifração, é chamado de “encontro do leitor com a obra” e não pode ser de forma alguma substituído por algum tipo de intermediação como resumo do livro, filmes, minisséries. Já o momento exterior é a “materialização da interpretação como ato de construção de sentido em uma determinada comunidade” (Cosson, 2009, p. 65). Esse é o processo de construção de sentido a leitura. É importante que o professor faça uma leitura mediadora para que o aluno saiba fazer uma leitura critica e reflexiva.

Conclui-se assim que o texto aponta a prática do letramento literário, o autor aborda formas apropriadas e atuais para a avaliação do processo de leitura do texto literário. Por fim, o autor conclui o livro apresentando oficinas que constituem mais uma ferramenta de trabalho para o professor, promovendo assim a interação do aluno com o texto e com o professor.

Jéssica Kur Fuchs
Enviado por Jéssica Kur Fuchs em 08/01/2013
Código do texto: T4073762
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