Resenha de livro – Flavius – Em Busca da Verdade
Resenha de livro
1. Título – Flavius – Em Busca da Verdade
2. Autor – Alexandre de Assis M. Heeren
3. Editora – Livre Expressão
4. Edição – 1ª.Edição de fevereiro de 2012 – ISBN 978-85-7984-319-8
5. Apresentação – Capa em cartão supremo de 250g com impressão em offset CMYK. Miolo em off-set pólem de alta qualidade com impressão em off-set na cor preto escala. Tipos: Textos do autor: Agaramond, corpo 11,5,entrelinha 14; Titulo: Sava pro lite corpo 28, entrelinha 33,6; Cabeçalho e numero de paginas: Sava Pro Light corpo 9 e (fólio) corpo 12, 5.
6. Prefácio – Com o título de Prólogo, Flavius Josefo, protagonista da trama explica que no fim de sua vida resolve escrever mais um manuscrito relatando fatos que ele guardava em segredo e explica também como estes relatos foram protegidos da destruição.
7. Índice – O livro possui um sumário dos capítulos, que possuem títulos em algarismos romanos levando a trama a um ambiente de época.
8. Gênero da obra – Narrativo de ficção. A obra encaixa-se perfeitamente neste gênero, pois é uma narrativa ficcional em primeira pessoa de um historiador hebreu naturalizado romano Titus Flavius Josephus
9. Ponto de vista do que está escrito – A obra traça um paralelo histórico de fatos ocorridos após a crucificação de Jesus. Narra uma investigação secreta ordenada pelo imperador romano aos revoltosos intitulados cristãos. Narrativa esta, composta de mistérios, segredos e ação. Pela trama este relato foi escrito pelo próprio Flavius Josefo nos últimos dias de sua vida e levado para uma das cavernas de Qumran por seu amigo Nemas.
10. Estilo dos autores – Linguagem informal com alguns termos de época, que são bem explicados nas notas de rodapé do autor. Endereçado a um público adulto e de gosto pelo mistério. O autor utiliza muito bem das notas de rodapé para dar credibilidade ao relato confundindo maravilhosamente assim os leitores deixando no ar se a ficção tem um fundo de verdade, isso mostra um excelente trabalho de pesquisa.
11. Conceitos definidos – Não há conceitos subtendidos no relato, isto foi propositalmente criado pelo autor de modo que aos leitores haja a sensação de que tratar-se de um relato real.
12. Exatidão das informações da obra – No prefácio o autor já explica tratar-se de ficção, mas o autor faz uma deliciosa brincadeira salpicando o relato com verdades que aparecem no texto nas mais variadas formas, inclusive como notas de rodapé indexadas.
13. Completabilidade – A obra não é completa, pois ao final do livro deixa uma enorme sensação de continuidade devendo ao leitor um retorno para continuar os relatos após o encontro com Tito.
14. Resumo da obra – Obra de ficção que gira em torno de um personagem real da história romana, um historiador hebreu, que no fim de sua vida, manuscreve um relato de fatos secretos de sua vida, ele e um centurião fazem três incursões e se infiltram entre os cristãos de modo a criarem um relato fiel dos ditos traidores de Roma. Nestas três viagens eles passam por várias aventuras de cultura, intrigas e mistérios, entrevistam personagens que conheceram Jesus e tiveram participação na fundação do Cristianismo
Resumo dos Capítulos:
São num total de 75 capítulos de títulos numéricos romanos:
De I a X– Guardas do Templo vão a casa de Flavius Josefo escrivão mor do Templo e o levam a presença de Caifás no Templo de Jerusalém. Que junto a Clesius Decius, cônsul de Roma lhe é explicado à necessidade de urgente viagem aos redutos cristãos para que fosse investigado e feito um relatório à Roma sobre a real situação dos prováveis traidores de Roma, com intuito de resguardar a Pax Romana.
De X a XLII– Primeira Viagem: Jerusalém – Alexandria – Cirene: Viajem por terra e por mar com ataques de nômades, encontros com filósofos e estudiosos na biblioteca de Alexandria e ataques de piratas no mar Mediterraneo.O encontro com Simão.
De XLIII a XLVI – De volta a Jerusalém relata os acontecidos a Crésus e Caius Norius, enviado de Roma.
De XLVII a LVII– Segunda Viagem: Jerusalém – Jericó – Sicar: O encontro com Bartimeu o cego curado por Jesus. O encontro com Zaqueu
LVIII– O ataque de um Hassassin fere Flavius.
De LIX a LXXIV– Terceira Viagem: Sicar – Betania – Cafarnaum – Jerusalém: Os encontros com Lázaro, Nicodemos e José de Arimateia.
LXXV– O retorno a fortaleza Antônia o desfecho final destas jornadas e o encontro com Tito o novo cônsul da Judéia.
15. Conclusão - Uma obra que nos leva de carona numa vigem investigativa numa época de domínio romano cerca de 10 anos após a morte de Jesus Cristo. Embora seja ficção nos faz refletir sobre o que realmente tenha acontecido com todos aqueles personagens da história que verdadeiramente tiveram contato com Jesus. O autor nos contempla com uma boa leitura de fácil entendimento com um vocabulário que nos remete a época. Nota-se uma grande quantidade de pesquisa e preocupação com a verdade histórica de personagens e locais de modo a criar um paralelo muito interessante entre ficção e realidade.
Rio de Janeiro, 04 de janeiro de 2013.
Critico Literário: Caco Soares