Resenha -Uma professora muito maluquinha - Ziraldo.
Este livro do grande escritor Ziraldo, segue um pouco a linha dos outros livros seus que representam o mundo visto a partir de uma criança. No entanto, este livro abriu portas, principalmente para mim que sou professora, para uma reflexão maior do que seja a educação.
A história se passa na década de 40, quando uma jovem professora vai dar aula numa escola do interior. O jeito irreverente e moderno dela faz com que todos achem que ela é maluquinha. Mas nós, que observamos com mais atenção percebemos que o que a professora traz é uma reflexão pedagógica. As crianças que são suas alunas não aprendem de modo convencional, nem aquilo que a escola dita como sendo importante conhecer, mas aprendem a ser humanos, a ser críticos, a pensarem de modo mais claro do que muitos adultos.
Ao invés de dar uma aula sobre rios, florestas, etc, a professora falava sobre coisas da vida, trazia livros e gibis para que eles lessem. Para que se desenvolvessem como pessoa.
É um livro, aparentemente infantil, mas com uma carga reflexiva imensa, como é tipo de Ziraldo. Para nós que trabalhamos com educação a professora Maluquinha parece ser muito mais lúcida que os outros.
Uma ótima leitura!!!