*RESENHA
Sonia Nogueira tem um pequeno e simples acervo de 1.600 sonetos. Não obedece com rigor o estilo clássico em posicionar as tônicas nos devidos lugares pré-estabelecidos por seus criadores: No soneto Heroico, decassílabo com tônicas nas posições 6 e 10; no soneto Sáfico decassílabo, as tônicas nas posições 4, 8, 10; no Martelo, decassílabo Heroico nas posições 3, 6 e 10; no soneto Gaita, Galega ou Monheira, decassílabo, nas posições 4, 7, 10; no Alexandrino, dodecassílabo nas posições 6 e 12; e mais e mais que rejeito...
“Nas Entrelinhas” registra 200 sonetos ao estilo petrarquiano, Shakespeare, Olavo Bilac, discorrendo sobre amor, e outros temas do cotidiano, com lirismo e onde a imaginação alcançou espaço para poetar. 200 comentários, recentes, dos recantistas fazem parte deste acervo. Grata a todos.
Escolhi a liberdade de expressar meus sentimentos e emoções obedecendo às rimas, métricas e ritmo de modo livre hibernando as tônicas nas entrelinhas ao meu contentamento e licença poética.
A revisora foi Eliane Arruda, presidente da Academia de Letras Juvenal Galeno, adota o estilo clássico, das tônicas, nos seus sonetos.
Sonia Nogueira tem um pequeno e simples acervo de 1.600 sonetos. Não obedece com rigor o estilo clássico em posicionar as tônicas nos devidos lugares pré-estabelecidos por seus criadores: No soneto Heroico, decassílabo com tônicas nas posições 6 e 10; no soneto Sáfico decassílabo, as tônicas nas posições 4, 8, 10; no Martelo, decassílabo Heroico nas posições 3, 6 e 10; no soneto Gaita, Galega ou Monheira, decassílabo, nas posições 4, 7, 10; no Alexandrino, dodecassílabo nas posições 6 e 12; e mais e mais que rejeito...
“Nas Entrelinhas” registra 200 sonetos ao estilo petrarquiano, Shakespeare, Olavo Bilac, discorrendo sobre amor, e outros temas do cotidiano, com lirismo e onde a imaginação alcançou espaço para poetar. 200 comentários, recentes, dos recantistas fazem parte deste acervo. Grata a todos.
Escolhi a liberdade de expressar meus sentimentos e emoções obedecendo às rimas, métricas e ritmo de modo livre hibernando as tônicas nas entrelinhas ao meu contentamento e licença poética.
A revisora foi Eliane Arruda, presidente da Academia de Letras Juvenal Galeno, adota o estilo clássico, das tônicas, nos seus sonetos.