Resenha livro: Ler e escrever : Estratégias de Produção Textual – Koch, Ingedore, Elias,Vanda – 2.ed. SP: Contexto 201
No livro Ler e Escrever de Koh e Elias, as autoras abordam assuntos sobre textos escritos, descrevem como um aprendiz faz inferências no início de seu desenvolvimento, progressão textual, gêneros textuais aprendidos na escola, a importância do contexto, bem como outros pontos relevantes para uma melhor escrita.
No início da alfabetização a oralidade mostra forte influência na escrita. Aprendizes começam utilizando-se de “fôrmas” já apreendidas da fala, o que é natural. Durante esse aprendizado o professor pode fazer intervenções, desenvolver a habilidade de separar o texto escrito do texto oral.
A escrita requer cuidados, planejamento, atenção ao leitor, bem como verificação posterior. No texto escrito podemos fazer os arranjos necessários, utilizar estratégias para que possibilitem ao leitor, melhor entendimento e satisfação na leitura.É importante levar em consideração os interlocutores, os propósitos, os papéis assumidos, o lugar e o tempo que nos encontramos e , fazendo parte do planejamento da escrita do texto, tendo como ponto de atenção o tipo de destinatário e suas proposições sobre a leitura, envolvendo o conhecimento cultural, social e cognitivo.
Os gêneros textuais ensinados na escola de forma eficiente possibilitam aos alunos compreensão e habilidade de reproduzi-los fora do ambiente escolar, melhorando o desenvolvimento de capacidades de linguagens diversas que possam a eles serem apresentadas.
O texto escrito deve conter progressão, acrescentando informações durante seu decorrer, adicionado informações, mantendo o assunto abordado com coerência, e esta por sua vez, não dever estar expressa somente na escrita, mas também na inter-relação autor-texto-leitor.
No livro Ler e Escrever, Koch e Elias, descrevem estratégias para melhora da escrita e abordam os assuntos citados entre outros, com maior profundidade. Cita exemplos práticos de como seus conceitos podem auxiliar professores e/ou pessoas interessadas em aprender de forma didática e prática estratégias de escrita e leitura.