Alta Tensão

 
“O homem faz planos e Deus ri” é um ditado iídiche que eu não conhecia, mas que acabo de sentir na pele. No caso o homem, ou seja, o ser humano que eu sou planejou nunca mais comprar nem ler o autor americano Harlan Coben. Caso tenha lido minha última resenha (Não conte a ninguém) está ciente que eu comprei dois livros baratinhos desse autor e o primeiro lido não me satisfez muito. Então eu me disse – Para você aprender a não ser uma compradora compulsiva prometa não mais comprar e nem ler os livros desse autor! Prometi e comprar ainda não comprei, mas peguei o já comprado e começando a ler nem consegui parar. É um trailler fantástico. A história transcorre em suspense o tempo todo e nada é realmente o que parece ser.

Eu não conhecia esse personagem/protagonista de Coben – Myron Bolitar, um misto de detetive/agente de celebridades. Um nome horrível, por sinal e tenho que confessar – no princípio achei o livro meio tedioso. Mas então as coisas começaram a acontecer e fui levada de roldão, quase não conseguindo parar. Então posso dizer que o livro cumpre seu objetivo de entreter quem gosta de livros de mistério. Valeu.

Escritor atualíssimo, Harlan Coben utiliza em seus enredos as tecnologias do mundo em que vivemos e essa história começa a ficar quente com o recebimento de um e-mail assinado por um (a) tal de A. Abeona , sendo o leitor informado que Abeona é o nome de uma deusa romana, protetora dos viajantes que partem e até o final do livro não consegui descobrir se isso era uma pista ou simplesmente o autor querendo mostrar erudição. Quando acabei de ler vi que seria uma pista se o e-mail estivesse assinado por A.Adeona, também uma deusa do mesmo tipo, mas que protege o viajante que volta de viagem – quem enviou o e-mail não estava partindo, estava voltando e por isso achei que isso ficou meio solto.  

A grande lição moral do livro está implícita na frase A vida é um rio e, quando você muda o curso de um rio se torna responsável pela direção que ele toma – coisa que nosso herói protagonista fez com a vida do irmão mais novo e que acabou modificando toda a estrutura da vida de sua família e de muita gente mais.

No mais o livro alterna bons momentos com momentos ridículos, jogos de palavras bem tolinhos, mas em questão de suspense e mistério é de primeira linha – me surpreendeu o tempo todo.
 
 
.