O Atlas do Amor - Laurie Frankel
Para os leitores que apreciam uma boa dose de romance, frases fofas e picantes, além de eternas juras de amor... Sinto muito, esse livro não abarca todo esse sentimentalismo. É claro que livros assim constituem uma leitura leve e gostosa, mas o mundo, nós sabemos, não gira apenas em torno desse "tipo" de amor. O livro "O Atlas do Amor" é melhor que tudo isso. Ele é cheio de amor. Ele transborda todas as formas de amor pelas suas páginas.
Falando um pouco da história em si, temos quatro personagens que recebem destaque e mais alguns outros que estão muitíssimo ligados à eles. Jill, Katie e Janey- a narradora- são muito amigas e se veem obrigadas a encarar a maternidade quando Jill descobre que está grávida do doce Atlas. E ao contrário do que se possa pensar, não é mais um clichê daquelas historinhas entre três amigas e um amor de verão e todo aquele blábláblá.
Jill tem uma forte personalidade, o que dificulta o convívio com as demais, já que algumas vezes ela ultrapassa a cota de sinceridade desejada. Katie é mórmon, o que lhe confere um perfil mais centrado, maduro e ás vezes é considerada "careta" demais pelas amigas e Janey é o cérebro, responsável por manter o controle e pela narração dessa deliciosa história de verdadeiras amizades.
Além das três, temos um casal - Jason e Lucas- que são homossexuais e fiéis companheiros delas. Nico, ex namorado de Janey, mais amigo para toda a vida. Os pais e a avó de Janey, que são o exemplo de família não só amorosa, como também fonte de grande apoio para Janey. Os demais personagens vocês conhecerão e se apaixonarão ao ler o livro. Ah, e tem o fofo Atlas, é claro! O verdadeiro imã, que mantém todos unidos independentemente de como o mundo esteja girando. Mais uma prova de que a alegria transmitida por esses pequeninos é capaz de inundar todos os vazios das turbulentas vidas adultas.
O mais interessante desse livro, é a forma como a autora está disposta a quebrar barreiras impostas pela sociedade. Diferentes formas de família ainda provocam muita polêmica em igrejas, tribunais e tudo o mais. Quando são apresentados os novos modelos, muitas pessoas ainda se chocam. Antes de ler esse livro, talvez eu fosse uma dessas. Mas agora... Meus pensamentos são um pouco menos limitados. Problemas, TODO MUNDO tem e isso não é novidade! E toda família tem problemas. E o que o livro deixou para mim de lição foi que, APOIO E SUPORTE é isso que devemos ter em mente e não o tradicionalismo imutável.
A amizade presente no livro superou muita, mas muita coisa! Uma religião rígida, um gênio forte, alguns muitos dramas, porque afinal são três mulheres e um bebê em uma casa. Nada foi capaz de separar. Nada foi capaz de mudar o que havia de mágico ali. E além de tudo isso, para quem ama literatura... Janey -que como as outras duas são pós graduadas em literatura inglesa- faz algumas reflexões sobre os mais interessantes gêneros. Reflexões essas que ainda recebem pitadas de lições de vida.
Maravilhoso!