A mão e a luva - Machado de Assis

A mão e a luva

Personagens:

Estevão – romântico, sonhador, faz versos e sonha um dia realizar o sonho de ser amado por Guiomar. Passa a vida lamentando e desejando a morte e, se mata pouco a pouco, deixando de dar chances à vida. Tranca seu coração e seus sonhos em um amor não correspondido.

Luís Alves – amigo devotado de Estevão; ambicioso e determinado.

Guiomar – quieta, calada, observadora, esconde seus desejos e é cobiçada por sua beleza. Sempre arredia e na defesa, não expõe seus sentimentos, mas deixa transparecer sua ambição.

Jorge – sobrinho da baronesa e se encanta por Guiomar, mas tem outras pretensões além do amor.

Baronesa – Gentil, cuidou de Guiomar como filha, pois transferiu o amor de uma filha que morreu para ela. Sonhava em ver Guiomar casada com seu sobrinho Jorge, mas aceitou a preferência de Guiomar por Luis Alves.

Mrs. Oswald – empregada fiel da baronesa, torcia e até tentou manipular Guiomar para que aceitasse os galanteios de Jorge.

A história

Estevão nutre um enorme amor por Guiomar e passa a vida tentando esquecê-la e amá-la. Pensa em se matar, mas seu amigo Luis Alves o faz mudar de ideia. Muda-se para outra cidade onde vai estudar e tentar esquecer seu grande amor. Todavia nem a distância e o tempo conseguem apagar a chama desse sentimento. Quando já nem esperava encontrar Guiomar, eis que ela surge e o amor, que estava quieto, volta queimando seu coração. Já formado e estabelecido, mas não forte o suficiente para suportar vê-la sem sentir o calor e o desejo. Luís Alves tenta de tudo para que Estevão a esqueça e até fala que outrora teve um pequeno afear com ela, coisa frívola. Guiomar perdeu os pais e foi adotada por uma baronesa, que lhe tratava como filha; transferiu o amor de uma filha perdida para a Guiomar. Vivia numa mansão e tinha como companhia, além da baronesa, a empregada Mrs. Oswald. Guiomar, muito fechada e contida, não dava oportunidades de Estevão se declarar; ainda assim, um dia a coragem lhe tomou e ele se expôs. Guiomar como uma geleira só ouviu tal desabafo de amor e saiu com mais piedade e comiseração. Estevão voltou destruído, decepcionado e, mais uma vez, Luis Alves lhe deu um ombro amigo. Guiomar também foi pedida em namoro por Jorge e a baronesa fazia muito gosto nesse relacionamento; entretanto, Guiomar esquivou-se e voltou ao seu mundo gélido. Luís Alves disse que ajudaria Estevão, mas queria que, se Guiomar o negasse, ele a esquecesse de vez. Foi até a mansão da baronesa, porém a história foi outra. Ele declarou-se para Guiomar e ela se sentiu balançada em seu coração. Luís Alves acabara de ser eleito deputado, era bacharel e ela escondia uma enorme ambição. Mrs. Oswald até tentou que Guiomar escolhesse Jorge, falou que a baronesa fazia gosto nesse casamento, mas ela estava decidida em seu coração. A baronesa entendeu tal escolha de Guiomar por Luis Alves, pois para ela a felicidade da enteada é que bastava. Estevão se perde em amor e dor e é obrigado a aceitar que a sua amada case-se com seu melhor amigo. Jorge logo esquece que se declarou a Guiomar e, quando lembra, tem mais vergonha que ressentimento. O casamento é realizado e a união de Luis Alves e Guiomar é consumada; de longe Estevão assiste a um filme que ele não queria jamais ter visto. Luis Alves e Guiomar se unem e contestam que os opostos se atraem. Unidos pela ambição, são a mão e a luva. Estevão se mata, mas o seu suicídio é sangrar pelo resto da vida a dor de ter perdido de uma vez só; a mulher que amava e o amigo.

Conclusão

Pensar que Luis Alves não é amigo só porque se casou com a pretendida de Estevão é errado. O amor não escolhe quem se entregar, mas a ambição de tê-la o compromete. Percebemos na trama que o amor permeia, mas vem acompanhado de achaques e desejos não compatíveis com o próprio. Cada um tem interesses e talvez Estevão fosse o único que conhecesse o verdadeiro sentido da palavra, amor. Estevão não era fraco e de todas as personagens era o mais determinado. O amor despertado em seu coração talvez explodiu com a pessoa errada, mas o que pode uma rosa contra um castelo? O romance aborda a ambição e o ardil, uma verdade manipulada e o silêncio dos conchavos. Jorge talvez tivesse um capricho e um desejo sexual por Guiomar, mas a verdade é que ele não a amara de verdade, eram apenas impulsos. Guiomar – percebe-se que é ambiciosa e que escolhera o mais valoroso dos três apaixonados -, mas na verdade foi vitima, pois as pretensões de cada um de seus três pretendentes tinham desejos individuais (Amor, sexo, ambição) e ela com os atributos da beleza, ofertava o que cada um desejava.

Frase - O homem, ser complexo, vive não só do que ama, mas também (força é dizê-lo) do que come!

Cada homem vê as coisas com os olhos da sua idade!

Olhos amantes deliciam-se com letras namoradas.

Toda a alma feliz é panteísta!