"Histórias de amor e erotismo" e a literatura erótica

Existe uma predisposição generalizada contra a literatura erótica tida frequentemente, e não sem razão, como subliteratura. Confesso que, embora tendo escrito um livro com contos eróticos, poucas vezes me dignei a ler algo do gênero, com resultados pouco entusiasmadores: não recomendo para meus amigos a leitura de nenhum desses textos. Assim, a prevenção contra o erotismo literário não me parece fruto apenas do preconceito, mas também da carência de bons livros eróticos.

Por outro lado, quando releio minhas próprias histórias eróticas sou frequentemente tomado por um frêmito surpreendente, por um jorro de sensações intensas de proporções provavelmente inatingíveis em outras modalidades de literatura. É o que acontece quando torno a ler os contos que escrevi para "Histórias de amor e erotismo", publicado aqui mesmo no Recanto das Letras.

O livro inclui um erotismo suave e apenas implícito como na paixão intensa e rápida de "um suspiro de amor", adquire contornos eróticos mais explícitos em "A escritora", para ganhar umas pinceladas surrealistas em "Sinfonia crescente", em "O pintor" e nos "Delírios na academia de ginástica”.

Algo estranho emerge também, em "Juliana", onde uma situação corriqueira nos remete a surpreendentes sensações cuja mera descrição levaria o leitor, provavelmente, a duvidar do surgimento de erotismo em situação tão improvável.

Não posso deixar de mencionar a estranheza sublime do "Olhar de Carmem", nem a historinha de sucesso, a sátira juvenil "A verdadeira história de Chapeuzinho Vermelho".

Queria citar ainda o meu preferido: "Vanessa" que encerra o livro com um transbordamento de lirismo sensual.

Embora temendo a imodéstia do autoelogio, ouso afirmar que o livro é recheado de extremo lirismo, tendo o autor conseguido se equilibrar sobre o fio tênue da sensualidade, sem descambar para um escorregadio estado de sexualidade grosseira.

Prometo aos leitores dessas histórias o desvelo de múltiplas e intensas sensações, talvez adormecidas em seus corpos e mentes. Desafio os que lerem as histórias narradas no livro a comparar a intensidade das sensações induzidas durante a leitura com as emoções evocadas ao ler outras modalidades textos.

O livro pode ser encontrado aqui:

http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/2863387