Terra, território e narrativa.

"Terra", território e narrativa.

http://leituraludica.blogspot.com.br/2012/06/terra-territorio-e-narrativa.html

Onde você estava no dia 17 de abril de 1996? Pense bem e responda se conseguir lembrar. Parece que as nossas tragédias sociais e nacionais são facilmente esquecidas, seja pelo próprio excesso de tragédias ou pelo nosso esquecimento alienante de cada dia. No dia 17 de abril de 1996, 19 trabalhadores sem-terra foram cruelmente assassinados durante uma marcha em protesto contra a demora da desapropriação de terras no sul do Pará, no município de Eldorado dos Carajás.

Em 1997, numa iniciativa esteticamente ética, o fotógrafo Sebastião Salgado teve a concepção do livro "Terra" que foi lançado em 1999 pela Companhia das Letras. O livro conta com imagens chamadas pelo próprio Sebastião Salgado de "fotografias militantes". Essas fotografias foram tiradas no período de 1980 a1996 e narram as trajetórias de trabalhadores da terra, mas ainda assim pessoas sem território, desterradas; negado a elas o direito ao sentimento de pertença. Apartadas elas estão de seus direitos civis e humanos. Apartadas também do direito legítimo à própria narrativa. Temos assim uma saga mítica de um herói coletivo de paradeiro incerto, vagando para onde a luta o leva e levará. O Livro de fotografias de Sebastião Salgado conta também com um CD com músicas de Chico Buarque e com o comovente prefácio escrito por José Saramago. Uma tríade de muito peso humano e poético. Um belíssimo presente à humanidade.

Patrícia Porto.

Patricia_Porto
Enviado por Patricia_Porto em 25/06/2012
Reeditado em 26/06/2012
Código do texto: T3743012
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.