Mensagem do jardim de Françoise Bourdin
Pascale Fontanel seguiu a carreira do pai e do irmão: medicina. Com 32 anos de idade, esgotada pelo divórcio e meio que desestimulada com a profissão, após o funeral de sua mãe, decide voltar à pacata e encantadora Peyrolles, no Sudoeste da França, onde passou a infância. Ao revisitar aquele cenário e as lembranças de dias felizes da infância que conhecera quando morou ali retornam suaves e pungentes. Mais tarde quando descobre que seu pai quer vender a propriedade, resolve se instalar na antiga casa com a determinação de ali reconstruir sua vida. Porém, logo alguns acontecimentos vêm perturbar as ternas e alegres recordações. Esse é o enredo de Mensagem no jardim (L'inconnue de Peyrolles, tradução de Karina Jannini, 378 páginas, Bertrand Brasil), escrito pela francesa Françoise Bourdin.
A primeiro momento para quem já leu Bourdin no original, pois é a sua estreia em terras brasilis, espera-se naturalmente uma narrativa que envolve segredos familiares. E não desaponta, mesmo com a previsibilidade ela tece os segredos que envolvem a família Fontanel de forma gradual, e como um quebra-cabeça cada segredo é encaixado a outro, e que leva a um outro que desponta num labirinto de resoluções que descamba à descoberta final. Parece meio caótico, mas a trama consegue prender pelas diversas suspeitas e pelo desempenho da composição dos personagens.
A narrativa não segue a ambientação comum de histórias de segredos familiares, porque levanta problemas complexos. Alguns personagens fizeram algo que lamentam, por exemplo a mãe da personagem principal, Camille, que passara a vida autoflagelando, querendo morrer, no entanto, no momento em que ocorre, a culpa paira no remorso e estende seu sofrimento para além. Mesmo assim, o livro tem um final feliz, embora a autora fecha o último paragrafo com um pensamento triste das lembranças de sua mãe.
A protagonista é uma personagem simpática e em certos momentos, irritante. Como ela, o leitor quer ver a justiça ser feita. Mas suas atitudes em certas situações são demasiadamente inflexíveis, chegando ao exagero. Mas ela evolui e se torna decidida, em especial para com os segredos em torno dos seus familiares e conhecidos.
Mesmo rebuscado, como os romances de Danielle Steel Mensagem no jardim possui características que agradam: repleto de segredos, uma história que se mantém firme, que nos faz refletir sobre a alma humana. Recomendo.