Resenha do Filme ´´Narradores de javé``.
Vejo em Narradores de javé iniciando com uma brincadeira com as palavras mais usual no Nordeste do Brasil, com sotaque regional onde conta uma história com várias histórias integradas, cada uma contada conforme a sua visão.
Um turista corre para embarcar numa viagem no final de tarde, mas não chegou a tempo, com isso passou a noite ouvindo à história de Javé contada por Zaqueu no bar do Souza onde a Mãe gosta de ler o seu livro ali em cima do balcão.
A história de Javé gira em torno da ideia do novo progresso com a chegada de uma hidrelétrica e as histórias do inicio dela, que dizem ter sido conquistada por brava gente que vinham de retirada de outro local, conquistaram as terras na base da cantada, o sujeito chegava olhava toda à área e falava sua conquista. Os engenheiros chegaram mostrando o progresso com a instalação da hidrelétrica, mas para isso toda a cidade seria inundada, o que poderia ser feito para impedir isso? Os mesmo teriam que fazer algo.
Segundo os engenheiros a cidade não é inundada quando tem algo de patrimônio histórico tombado pela UNESCO, Javé tem algo? As histórias das origens contadas pelo seu povo, não tem nada escrito, estão todas nas cabeças dos mais velhos principalmente, então querem escrever as histórias de Javé a transformar num patrimônio histórico e consequentemente salvar a cidade.
Quem escreverá esse livro da salvação como foi chamado? Chamar Antônio Biá? O mesmo que foi expulso por calunia e difamação. Resolveu então buscar Antônio Biá para rescrever o livro da salvação o mesmo não acredita que isso poderá resolver alguma coisa. Biá é o mais letrado da cidade o mais esperto e cheio de palavreado, com sua capacidade de aumentar os acontecidos por isso é incumbido de conversar com as pessoas da cidade e juntar as histórias para o livro da salvação. Um livro cientifico.
Sobre a visão de cinco pessoas é contada a chegada de Indaléo o próprio Biá fala que um é o fato e outro é o fato contado, as histórias em geral são alteradas mesmo contadas com um tempo depois. Antonio Biá ver se em apuros quando na primeira casa que chega para colher depoimento, pergunta se o pai ou a mãe da menina se encontra, a mesma diz que não e entra quando estão aos abraços o pai dela chega, mesmo no clima de desconfiança prosegue para o seu objetivo, tem até uma desavença por que Biá diz que é preciso melhorar a história na escrita, mas as desavenças e confusões prossegue e Antonio Bia passa ser perseguido o tempo todo pelos moradores da cidade querendo contar suas versões da história aparece até um africano também contando a sua versão da história, vários olhares para a mesma história sendo multiplicada atrapalha Antonio Bia onde o mesmo não consegue colocar nada de concreto no papel e ver suas etnias, seus constumes e crenças regionais ser submerso pelo progresso pela hidreletrica.
No final Antonio Biá não escreveu nada e é pego na rua pelos moradores e o expulsam o. Biá sai de costas num gesto não de fugitivo mas de recuo não dando as costas para à história.
O filme em si conta várias histórias na visão de vários narradores, porem fica mais visivel que a principal é do narrador Zaqueu.