Tormenta das Espadas

CONTÉM SPOILERS

Depois do um segundo livro menos interessante que o primeiro vem este Tormenta pra jogar tudo pro ar e chuta o balde. O melhor dos três primeiros, sem duvida.

Se os outros dois tinha mais enfoque no jogo dos tronos esse é bem mais movimento, um verdadeiro livro de ação. Os capítulos vem recheados com revelações, fatos marcantes e mortes imprevisíveis assim como foi a de Ned no Guerra. Não se apegue aos personagens por Martin pode mata-los quando quiser, ele não se importa. Neste livro morre um par de gente importante, de ambos os lados. O casamento vermelho e um momento que você para para respirar e assimilar que aquilo que você leu é verdade. Dá vontade de xingar o Martin de tudo quanto é nome. Se os Starks são os principais porque eles só de fodem? Não só em mortes mas em tudo, eu sempre achei Sansa uma chata, mas nem ela merecia casar com o Duende que continua sarcástico, seu julgamento por assassinato do Jofrey é ótimo, e sabemos que não foi ele, mas pra fazer jus ao personagem no fim do livro ele protagoniza um assassinato de peso e bem nojento e bizarro.

Dany é outra que vem com tudo nesse livro, se no Furia ela ficou andando de cavalinho no meio do deserto sem nada pra fazer, agora ela encarna a doida vingativa. A moça praticamente vira uma vilã, mas o livro a passa como um justiceira e acreditamos nisso, mas se analisar os fatos ela é só usa de traição, é assim nas duas cidades que ela toma, uma com o seu dragão e a outra quando ela dá a palavra que conversará pela manhã mas ataca a cidade a noite. Mas no fim ela se redime de suas traições geniais e resolve governas a cidade tomada. Quero só ver o que vai acontecer quando ela invadir o sete reinos.

Arya continua com sua história que não levará a lugar nenhum, mas mesmo assim é boa de acompanhar, ela ao lado de Cão de Caça protagoniza ótimas passagens.

Jon Snow é outro que vale o livro, os livros das Crônicas de Fogo e Gelo tem desenvolvimento lento, por isso me surpreendeu o arco de Jon, que passa metade do livro com o Rei Pra Lá da Montanha e a outra metade defendendo a muralha, em batalha épica com direito a gigantes tentando derrubar a construção. Ao final, nada menos que Stanis e Melissandre dá as caras no local, e Jon pode se torna o novo Senhor Comandante da Patrulha da Noite (graças a Sam, que brilha também no livro) ou o novo Lorde de Winterfell.

Além de Sam temos acompanhado Jaime Lannyster, que se demonstrou um cara legal, suas partes são sempre empolgantes ao lado de Brienne.

E se Martin nos choca ao matar personagens ele nos choca ao trazer de volta, o Epilogo do livro é simplesmente surreal e inacreditável.

O melhor livro até aqui, e já comecei a ler o 4, e por enquanto não chega aos pés do Tormenta. Um livraço gigante de 800 paginas que podeira ter mais 800 que não faria mal.

Nota 10.

Renan Pacheco
Enviado por Renan Pacheco em 11/03/2012
Código do texto: T3548306