LIVRO "CORONÉIS, CONTO, FOLCLORES, LENDAS" - HONORATO RIBEIRO DOS SANTOS

"Coronéis, Conto, Folclore Lendas"

O Sertão do São Francisco ao longo dos séculos foi palco de muitas histórias, onde na saga do seu desbravamento, os coronéis e os poderosos, escreviam o enredo e determinavam os destinos dos povos e dos lugares, como se fossem personagens e cenários de suas autorias próprias, cujos roteiros foram escritos com centenas de capítulos de sangue.

Conquanto a região do sertão São – Franciscano não tenha uma literatura vasta a considerar pela infinita, abundante e rica história e, conforme cada palavra do título dá a entender, o Honorato Ribeiro dos Santos traz à baila para esta geração contemporânea, uma antologia riquíssima sobre a saga deste sertão tão castigado e ao mesmo tempo agraciado pela natureza com o presente natural, chamado Rio São Francisco , também castigado pela mãos do homem, como faziam os coronéis com a população sertaneja.

A seleção dos textos reunidos neste novo livro, “Coronéis, Conto, Folclore, Lendas” faz emergir com detalhes um aparato histórico e lendário com fatos e lendas que marcaram a região verdadeiramente, com seus personagens lendários e legendários, dentro de um círculo cultural,situado dentro de um estilo de escrever os valores biográficos e literários do sertão, sem a fuga do jeito brejeiro–sertanejo de ser, do estilo Honoratiano que já está aditado ao rol dos grandes escritores que muito bem retratam a saga coronelística.

O livro “Coronel, Conto, Folclore Lendas”, é uma antologia da literatura do São Francisco que faz emergir da penumbra do passado para a luz do presente.o que há de mais importante na literatura esquecida daquela região do vale do São Francisco.É um livro para ler, aprender, curtir e se emocionar! Uma obra nos moldes dos grandes livros escritos que narram a saga do período coronelístico com todas as suas mazelas características do período do poder dos coronéis.Será uma obra que funcionará como um instrumento antológico valiosíssimo inquestionavelmente acrescenta mais registros à literatura do sertão e esta é a proposta do Porta – voz do sertão do São Francisco, Honorato Ribeiro dos Santos. Estou certo de que nesta nova parceria de Honorato Ribeiro dos Santos com a Editora Baraúna será de grande sucesso! E os leitores e ledores de bons livros irão , sem dúvida, digerir uma leitura gostosa, com uma narrativa com a cara do Honorato, que tem a cara do sertão, DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO .

É o que há