R E S E N H A

 

Livro: “Ide e fazei discípulos meus

todos os povos.”

Autor: Pe. Geraldo Dondici Vieira

Cidade: São Paulo, SP.

Ano: 2010

Editora: Paulinas

Páginas: 169

 

Padre Geraldo Dondici Vieira nasceu em Lima Duarte, MG, cursou Filosofia e Teologia no Instituto Teológico Arquidiocesano de Juiz de Fora, MG, é mestre em Ciências Bíblicas pelo Instituto Bíblico de Roma e doutor em Teologia Bíblica pela FAJE em MG. Atualmente é professor de Grego e Exegese do Primeiro Testamento na PUC-Rio, é diretor do Departamento de Teologia da mesma universidade e continua a sua missão pastoral como vigário na Paróquia do SCJ e Santa Edwiges em Juiz de Fora, MG.

 

O livro faz parte de uma belíssima Coleção Bíblica da editora Paulinas e nos conduz para uma visão da Teologia de Mateus em seu Evangelho. Ao longo dos anos o que mais podemos encontrar em todas as livrarias são bons livros sobre os Evangelhos de Jesus. São tantos que, certamente, é impossível precisar o número deles.

 

Este livro do Padre Dondici, como é mais conhecido, poderia ser “mais um” entre tantos de boa qualidade. Entretanto, há algumas originalidades que somente um “homem de Deus” poderia ser inspirado para escrever da forma que o autor o faz.

 

O livro divide-se em 7 capítulos e uma conclusão, são 169 páginas de pura reflexão e meditação sobre os principais pontos da mensagem que Mateus dirigiu ao Povo de Deus (os judeus) na tentativa de convertê-los e mostrar-lhes que Jesus era e é um divisor de águas para a humanidade e a “porta de entrada” para o Reino dos Céus, como Mateus fazia questão de apresentar.

 

A originalidade do autor começa no primeiro capítulo, quando ele nos conduz para uma contemplação. Mergulhamos na máquina do tempo e viajamos com Padre Dondici até os dias após a morte de Jesus onde ele se encontra com Mateus e este lhe conta em 13 “atos”, como se fosse uma peça de teatro, os mais expressivos passos de Jesus. É fascinante : você fecha os olhos e saboreia as palavras de Mateus, como se ele estivesse na sua presença.

 

O autor é extremamente reflexivo e faz dezenas de perguntas, exatamente as perguntas que qualquer cristão faz ao longo de uma leitura profunda sobre o Evangelho de Mateus. Por que Mateus escolheu aquela forma de falar e de apresentar Jesus ? Como Mateus se deixou levar pelas dúvidas, perguntas, necessidades, medos e tantas outras coisas ? Por que ele saiu, largou tudo de repente, e simplesmente seguiu aquele Homem ? As vocações bem sucedidas e as mal sucedidas ?

 

O autor não deixa nenhuma pergunta sem resposta. Com toda a sua sabedoria e inteligencia ele nos brinda com respostas muito bem fundamentadas. Não fica pedra sobre pedra em termos de dúvidas, Padre Dondici nos esclarece todos os pontos e faz as interpretações corretas e coerentes.
 

O livro nos mostra a importância de compreendermos que o cristianismo é uma sequência do judaísmo, mas de forma inseparável, pois só é possível entendermos o Segundo Testamento tendo como base primordial o Primeiro Testamento. E, óbvio, tendo Mateus dirigido os seus escritos para a sua gente, não poderia deixar de apresentar para eles uma profunda identificação entre a Lei e os Profetas com o querigma de Jesus.

 

Ressaltamos a importância que o autor dá as mulheres na caminhada de Jesus. Ele faz questão absoluta de citá-las o tempo todo, o tratamento é : os discípulos e as discípulas, os seguidores e as seguidoras, eles e elas, os homens e as mulheres. Isso em um importante reconhecimento delas como partícipes atuantes na vida dEle.

 

O livro é dirigido a todos os cristãos e cristãs e não somente aos estudantes de Teologia.

 

Sugestão : antes de ler o livro e saborear a dissertação do Padre Dondici, leia o Evangelho de Mateus, e leia novamente depois de ler o livro. Você perceberá uma nova compreensão sobre a mensagem de Mateus. Boa leitura !

 

 

Leandro Cunha

janeiro de 2012.

 

 

 

 

 

 

 

Leandro Cunha
Enviado por Leandro Cunha em 26/01/2012
Reeditado em 26/01/2012
Código do texto: T3462820
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.