RESENHA "HERÓIS DO CIMENTO: O TORCEDOR E SUAS EMOÇÕES"
O livro “Heróis do Cimento: o Torcedor e suas Emoções” foi lançado pela editora Revan em 2007 e possui 208 páginas. Seu autor é o jornalista carioca Hilton Mattos, formado pela Universidade Estácio de Sá e com passagens pelas redações do Jornal dos Sports, O Dia e da revista Placar. Chefiou a equipe de reportagem do diário Lance! e do site Globoesporte.com. “Heróis do Cimento” foi seu primeiro livro.
Pode-se qualificar “Heróis do Cimento: o Torcedor e suas Emoções” como um livro-reportagem, já que traz perfis de 24 torcedores dos quatro maiores clubes do futebol carioca. Hilton Mattos encontrou aspectos muito peculiares de homens e mulheres fanáticos por Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo, como um flamenguista de voz potente que, com seus berros da marquise do Maracanã, crê ter sido responsável por muitas vitórias do Rubro-Negro. Há também o caso de uma vascaína que, já mãe, optou por não mais se casar para ser livre para amar o Vasco de sua maneira, além de se opor a um possível namoro de sua filha com homem flamenguista. O livro apresenta ainda uma botafoguense que, quando criança, chorou em uma derrota do time em um jogo em que era gandula. O último capítulo traz considerações de uma psicóloga sobre o comportamento do fã de futebol.
Independentemente do clube de coração do leitor, é impossível não se identificar com tantos depoimentos emocionados a respeito de agremiações esportivas. O autor do livro realizou perfis de leitura aprazível e que evidenciam que o principal componente que une clube e fã é amor puro. Por uma instituição, pessoas deixam de se alimentar corretamente, faltam do trabalho, adiam casamentos, complicam-se em relacionamentos, entre outros atos muitas vezes interpretados como loucura. Tudo isso em um país em que o acesso a estádios é precário e onde a violência em dias de jogos eleva-se exponencialmente. Hilton Mattos foi muito feliz ao qualificar os torcedores como “Heróis do Cimento”.
“Heróis do Cimento: o Torcedor e suas Emoções” é um livro maravilhoso e obrigatório para fãs de quaisquer times, mesmo fora do Rio de Janeiro. E por incrível que pareça, indico-o também a pessoas que não torcem, para que essas enfim compreendam a fabulosa e intensa simbiose estabelecida entre torcedores e clubes de futebol.