Ítalo Campos - Maturidade De Um Poeta

É possível unir poesia psicanálise? Acredito que sim, o que pode ser comprovado ao ler o delicioso livro de poemas “Anil Bucólica(s), editora Dio, 2OO6, do poeta e psicanalista Ítalo Campos.

Neste livro de quase cem poemas, o leitor mergulha num mundo de sensibilidade, questionamento e amor. São poemas concisos, cada palavra garimpada pelo autor com extrema maestria, o que evidencia, com clareza, seu conhecimento da alma humana, principalmente da feminina, e sua aguçada percepção das sutilezas do cotidiano.

No poema “Do Amor”, que segue abaixo, em poucas linhas, com ritmo e rimas, o autor nos leva a reflexão : “ Todo amor que conta / começa com era uma vez/ metade conto de fadas / metade jogo de xadrez”. (CAMPOS, 2006, p.29).

Ítalo Campos em seus versos também declara o seu amor ao balneário de Manguinhos, como se pode constatar no versos a seguir: “Em Manguinhos tem o Abricó/, que sempre abre de um- a- um/ e derrama devagar sobre a terra seu amor semente/. Eu tenho aberto tão devagar/, e ficado tão só/ que pedi ao Abricó/ me ensinar a ser gente”. [.....] (CAMPOS, 2006.p.27)

Ele também é puro lirismo “A saudade de você acende a luz do meu quarto/ e não me deixa dormir.” [...] ( CAMPOS , 2006.p.50 )

Ao finalizar o livro, tenho a certeza de que estou diante de um poeta maduro, que, como poucos, faz da poesia sua essência de ver e viver a vida.

O Autor é psicólogo formado pela UFMG, atua como psicanalista e é membro da Academia Espírito – Santense de Letras. Criou o “ Varal de Poesia”- evento anual realizado em Manguinhos. É autor dos livros: Interiores”, “O Sábio e o Mentecapto” e “ Sabor das Letras”.

http://www.dosesdeprosaseversos.blogspot.com/

Roberto Passos do Amaral Pereira
Enviado por Roberto Passos do Amaral Pereira em 27/12/2006
Reeditado em 11/03/2007
Código do texto: T329167