O RETRATO DE JESUS - O MAIS NOVO LIVRO DE ZÉ DE PATRICO O HONORATO DOS SANTOS RIBEIRO- EDITORA BARAÚNA

O novo livro de Honorato Ribeiro dos Santos, O Retrato de Jesus já está na praça para ser adquirido e saboreado com uma bela leitura. É um dos mais novos lançamentos da editora Baraúna, esta Editora que está se notablizando em arremessar para o mercado da leitura, os novos talentos existentes no caminho das letras, e já são algumas centenas de lançamentos de novos escritores, inclusive muitos deles do Recanto Das LetrasComo Helena de Paula e, agora, o Honorato Ribeiro dos Santos.Certeza eu já tinha quanto ao sucessos deste novo livro do Honorato.Agora já tenho a certeza :Este livro não poderá deixar uma lacuna na sua biblioteca particular. Vale muito para quem precisa estudar os assuntos de meneira didáticas inerentes à Fé Cristâ.

Deixado um pouco de lado, agora começo a discorrer sobre o Honorato o verdadeiro católico, seguidor das escrituras sagradas e cumpridor dos seus deveres como um verdadeiro cristão; E é como um verdadeiro cristão que o Honorato publica este seu mais novo livro, como um mais novo filho, com o fim único e específico de ensinar e resgatar o verdadeiro caminho do catolicismo e também exortar a todos os católicos, que estão se desviando deste caminho da verdadeira Fé de Cristo e os seus ensinamentos.

O Honorato na sua tarefa árdua (como disse o professor Antonio Barbosa) de pesquisar e escrever a História de Carinhanha, e neste diapasão, ao iniciar o seu estudo sobre teologia há alguns anos, somado à sua experiência de vida como professor de educação artística e de geometria, como catequista e regente de orquestra, credenciou-se- a escrever este livro utilizando a maneira mais prática e bem elaborada dos textos com o fim específico de propiciar aos seus leitores, as facilidades na aquisição do conhecimento e na aprendizagem. O fez de maneira lídima ,cristalina e didática; e quem quiser discordar e ou comprovar sobre tudo o que o Zé escreveu, basta confrontar os seus textos com o de outros escritores ou simplesmente consultar as escrituras sagradas e a história da Igreja e da religião, fundamentadas no cristianismo.

No prefácio do Livro ” Sou Católico?” o Padre Wander Ferreira e o Diácono, Franster Antonio Hyckson sintetizaram o que Honorato passou para nós os leitores( ....História da Igreja, Doutrina Cristã, Magistério da Igreja e Sagradas Escrituras....) Também cito o que disse o Padre Wanderley no prefácio do livro” O sim que Salvou o Mundo” escrito por Honorato Ribeiro dos santos(....Deus fala dos simples e humildes por meio de pessoas simples. Portanto é pela simplicidade que Deus toca o coração do mais empedernido dos homens” O Honorato é esta pessoa simples que serve de mensageiro para a obra de Deus! Isto posto, sinto cristalinamente que o propósito deste novo livro é justamente tocar os corações dos mais empedernidos dos homens.Estou convicto de que as mensagens do Honorato, contidas através dos muitos textos , poderão ser comparadas com os enxertos extraídos dos Sermões do Padre Antonio Vieira: “ ( ....Para um homem se ver a si mesmo são necessárias três coisas: Olhos, espelho e luz. Se tem espelho e é cego, nãos se pode ver por falta de olhos; se tem espelho e olhos e é de noite, não se pode ver por falta de luz. Logo,há mister luz, há mister espelho e há mister olhos.....)” Estou autorizado a dizer a dizer que os textos deste livro do Honorato Ribeiro dos Santos é o espelho através das suas mensagens; a luz será dada por Deus através da graça alcançada; o leitor concorrerá com os olhos através dos conhecimentos adquiridos com a leitura, se bem aproveitada.” (.....Qui solem suum orii facit super bonos, et males, et pluit superjustus et injustus= Que faz nascer o sol sobre os bons e os maus e chover sobre os justos e injustos(Mateus 5:45....) Esta sem dúvida será a missão deste livro.

Ressalto ainda que os textos religiosos, JESUS, O HOMEM QUE TRANSFORMOU O MUNDO. , POR QUE JESUS PREOCUPOU-SE COM PEDRO? COMO É DIFÍCIL SEGUIR A JESUS! foram publicados no Recanto das Letras na página do Jota Kameral. Como é Difícil seguir a Jesus, figurou na seção dos textos mais lidos nos últimos sete dias no período de medição para este item. Isto foi fantástico! Isto é fantástico! É a prova irrefutável de que Honorato Ribeiro dos Santos, este caipira barranqueiro, porreta e arretado, nascido em 21 de dezembro de 1934, em Carinhnha, cidade banhada por dois rios, filho de Patrício e Dona Gertudes Ribeiro dos Santos, casado com Dona Maria do Carmo Almeida dos Santos há mais de cinqüenta e quatro anos, pai de oito filhos ,dois homens e seis mulheres,e que é na atualidade o maior espelho do Sertão do São Francisco.

Honorato, agradeço a Deus e ao Flamarion por tê-lo conhecido, mesmo que em situação virtual. Obrigado a você pelo nobre convite. Tentei ao máximo aproximar-me do Professos, Antonio Barbosa, dos padres, Wander e Wanderley e do diácono Franster, mas a tarefa me foi difícil! Eles nasceram com o dom de ensinar; com o dom da simplicidade nas palavras.

Honorato, parabéns por existir!

Carinhanha, parabéns pelo seu ilustre filho que honra com orgulho a terra em que nasceu!

Honorato, parabéns pelo livro e que ele faça muito sucesso, disto tenho certeza, com a Graça de Deus.

Joãozinho de Dona Rosa.