OS SEGREDOS DO PAI NOSSO
LIVRO 1 - A SOLIDÃO DE DEUS
O autor Augusto Cury é psiquiatra, pesquisador da Psicologia e escritor. Ele é professor de pós-graduação e conferencista em congressos nacionais e internacionais.
O livro é composto por treze capítulos onde o autor discorre de maneira específica sobre detalhes da oração do Pai Nosso.
Nesse livro, ele fala sobre a brevidade da vida e os fenômenos que a compõe; fazendo comparações entre nascimento e morte. Ele clara sua antiga posição quanto ser ateu, dizendo que suas pesquisas deram inicio por simplesmente não acreditar na existência de Deus e de Jesus Cristo.
Ele mesmo diz: “... Depois de inúmeras viagens intelectuais e momentos para reflexivos, tive que engolir em seco e admitir que é impossível não haver Deus.”
Ele aborda que Deus não é uma hipótese de fé, mas uma verdade científica.
Para ele, as pessoas que estudam a teologia e a psicologia falham em não estudar a mente humana de Cristo, os verdadeiros sentimentos e, de fato aprender com ele.
Algo bem inteligente que ele coloca é que no convívio familiar as pessoas dividem o espaço físico, mas não a mesma história.
Retrata a estratégia de Jesus no Sermão da Montanha, pois era para abrir os olhos da humanidade.
Ele diz que Deus é sociável e sente solidão, por isso existe a oração do Pai-Nosso que, segundo o autor é lida por muitos, mas entendida por poucos.
O autor deixa claro em seu livro que Deus é um Pai, que não usa sua capacidade para controlar o ser humano, mas para promovê-lo em seus aspectos mais amplos.
Augusto Cury diz que muitas doenças psíquicas não se desenvolveriam se desde crianças aprendêssemos a desenvolver um auto diálogo capaz de fazer-nos repensar nossas perdas e frustrações. Deus é um Pai que valoriza o ser humano, deixa claro também que as coisas mais importantes da vida não são resolvidas rapidamente.
A solidão, segundo Cury, é algo bom desde que seja para treinar a mente e repensa, mas a solidão não superada deprime a emoção.
Ele usa abordagens concretas de acordo com a psicologia e a filosofia para abordar todos os aspectos importantes referente a oração do Pai-Nosso. Com esses estudos, podemos observar e entender que Deus está no céu, mas não é um Deus distante, que não vê a dor da humanidade, Ele contempla a tudo e sofre junto.
É um livro realmente maravilhoso, com palavras fantásticas, onde um psiquiatra aborda da maneira mais humilde e simples sobre a existência de Deus, poder por trás da oração e da cruz do calvário, e, de fato não defendendo nenhum tipo de religião específica, mas dando ênfase ao estudo com foco na psicologia.
Um livro que fala muitas preciosidades, assuntos polêmicos para serem estudados e abordados até mesmo em salas de aula, pois o verdadeiro educador está sempre a aprender e inovar.