LIVRO UNS & OUTROS, DE RODOLFO GUTTILLA, FARÁ PARTE DO ACERVO DE BIBLIOTECAS DE TODO O BRASIL

O livro de poemas Uns & Outros, de Rodolfo Guttilla, acaba de ser adotado pelo PNBE (Programa Nacional de Bibliotecas na Escola) para fazer parte das bibliotecas de escolas de ensino médio de todo o Brasil, e pelo pelo SESI (Serviço Social da Indústria de SP) para fazer parte do acervo de 55 bibliotecas do Estado de São Paulo.

Pelo PNBE, o livro será enviado para todas as escolas federais de ensino médio do Brasil, sendo que até os lugares mais ermos terão acesso à publicação, que terá tiragem de 32 mil exemplares. Anualmente o governo abre inscrição para este edital e todas as editoras brasileiras enviam pelo menos 20 exemplares de autores diversos. Guttilla foi escolhido na categoria poesia.

No Sesi, Uns & Outros foi adotado pelo projeto anual de seleção de acervos, cujo critério é adquirir obras importantes voltadas para a educação básica. Além da capital, os livros serão enviados para as bibliotecas de Campinas, São José dos Campos, Osasco, ABC Paulista, Santos, Sorocaba, Ribeirão Preto, Taubaté, São Carlos, Jundiaí, Araras, Americana, Diadema, Birigui, Franca, Botucatu, Jaú, Guarulhos, Jacareí, Araçatuba, Ourinhos, Matão, Suzano, Bragança Paulista, entre outras.

Em Uns & Outros, Guttilla pratica diferentes estilos de poemas, que vão do soneto ao haicai, passando pelo visualismo e apresentando uma visão de mundo refinada e uma poesia que tem por marca a concisão.

Investigando "a gravidade da vida" e o próprio ofício poético, Guttilla expõe, em seus poemas, a sua "angústia da influência", como caracterizada por Harold Bloom. Segundo a poeta Alice Ruiz, que assina a orelha do livro, "essa é uma poesia que brinca de trazer à tona muitas das referências/ influências, fontes de víveres que pintam, bordam e transbordam neste Uns & Outros", que agora, graças a essa iniciativa, amplia a sua difusão para um público ainda maior.

Esse ano, o autor lançou uma nova obra, o livro A Casa do Santo & o Santo de Casa, no qual relata como a devoção a São Judas Tadeu foi criada e se expandiu, tornando-se uma das mais populares do Brasil, além de discorrer sobre a determinação da Igreja nas últimas décadas em manter sob seu controle o monopólio exclusivo do significado do santo e dos rituais de devoção. Esse fenômeno, que na literatura sociológica se convencionou chamar por privatização da devoção é um dos temas centrais da obra.

O AUTOR

Rodolfo Witzig Guttilla nasceu na cidade de São Paulo, em 1962. Formado em Comunicação e em Ciências Sociais, é mestre em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi repórter, editor, pesquisador e professor. Há 15 anos, atua no campo dos relacionamentos públicos, do marketing e da comunicação. Publicou apenas (1986), Uns & Outros Poemas, 1985.2005 (Landy Editora, 2005) e participou de duas coletâneas: 100 haicaístas brasileiros (Fundação Brasil-Japão e Masso Ohno Editores, 1990) e Qu4rta-Feira: Antologia de prosa & verso (Escrituras, 2003). Sua última publicação é o livro A Casa do Santo & o Santo de Casa (Landy, 2006).

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 13/12/2006
Código do texto: T316799