RPG - Advanced Dungeons & Dragons (TSR)
Como primeiro utensílio básico para se jogar RPG são as regras e essas regras básicas estão no Livro do Jogador ou Player's como é mais conhecido pelos veteranos. Em suas páginas podemos encontrar todas as regras mais básicas de criação de personagens. Raças apresentadas temos os Humanos que são como nós mesmo e não tem muitas habilidades mas podem ser qualquer coisa e ter qualquer profissão ; Elfos que são excelentes no manuzeio de arcos e espadas tanto quanto na manipulação das artes mágicas ; Os Anões rústicos , moradores das montanhas e mestres no forjar de armas e armaduras de incrível resistência ; Os halflings , seres pequenos e ágeis com pés peludos e amantes de tocas (mera concidencia com os hobbits de Tolkien ?) ; Os Gnomos pequeninos também mas mais resistentes que os halflings , são íntimos com os poderes mágicos , ilusões e truques. E ainda temos regras de classes como Guerreiros , Paladinos , Clérigos , Magos , Ladrões e muito mais. Estando ultrapassado pela 3ed é raro de encontrar atualmente.
Neste exemplar , o segundo manual de três dos livros básicos , está contida todas as informações essências (as vezes nem tanto) para o Mestre do jogo , aquele que conduz os personagens através de perigos inimagináveis , castelos , masmorras , duelos marinhos e todo o tipo de aventuras capaz de imaginar. E fornecendo todas as informações vitais para a criação dessas aventuras. Temos a descrição das situações de combate , fornecimento de recompensas e a descrição dos queridos itens mágicos que todo aventureiro presa tanto. Para todos os mestres esse livro se torna de muita importância valendo ser lido de cabo a rabo. E é recomendável aos jogadores não lê-lo pois pode certamente acabar com as surpresas que estão por vir.
E completando a trilogia de livros básicos existe o Manual dos Monstros que descreve detalhadamente cada principal monstro que pode ser confrontado pelos jogadores. Em cada monstro temos descrições de habitat , técnicas de combate , ecologia dentre outras tornando um monstro bem adaptado a cada região e o porque dele residir nessa região não ficando no ar o porque de tal monstro estar em qualquer lugar. Dentre os monstros o pior e mais temido de todos é o Tarrasque cujo sonho de todos os aventureiros é derrotá-lo.