Análise-Mãos de cavalo (Daniel Galera)
Após mergulhar no mundo de Daniel Galera através do livro:mãos de cavalo,percebi o motivo real pelo qual foi escolhido com uma das obras a serem cobradas pela UFG.Uma narrativa contemporânea com marcantes traços caracterizados como pós- modernistas. A forma como a personalidade de Hermano é retratada de uma forma particular e marcante fascina o leitor a cada momento.
Mostrando de uma claramente as crises internas as quais em qualquer idade o ser humano está vulnerável a vivenciar, e é baseado na crise existencial de Hermano, já como um bem sucedido médio cirurgião plástico que se mostra imparcial e totalmente introspectivo e isso percebe-se na ausência de amigos, tendo apenas Renan como companhia.
Já casado com Adri e pai de Nara ele passa e se aventurar em diversas atividades de montanhismo como ele mentia pra si mesmo ‘’a busca, além dos limites físicos e mentais’’ contudo a fuga de si mesmo.
Hermano é um ser humano onde os mais profundos e vergonhosos sentimentos como medo e covardia são claramente expostos e não escondidos como todos nós seres humanos fazemos, ’’ Como jogar toda sujeira de baixo do tapete’’ em contraponto o eminente conflito interno de Hermano se desenrola ao longo da narrativa como os sentimentos de heroísmo e covardia.
O sentimento de semelhança do leitor ao desvendar Hermano é marca inconfundível que é obtida por sentimentos, que assim como Hermano, todos os seres da mesma espécie tem ou um dia tiveram tais sentimentos presos dentro de si, como um leão enfurecido preso dentro de uma jaula inerte, mas louco para se libertar.
O mais fascinante da narrativa faz juiz a escolha das universidades por terem mãos de cavalo como obra que será cobrada em suas provas, com doses medidas de ironia e humor entram em um conflito harmonioso com o drama e os mais ínfimos sentimentos como doses cavalares de arrependimento e dor.
Mãos de cavalo é um retrato minucioso dos sentimentos, crises íntimas, que são acobertadas por uma vida aparentemente invejável, que aos poucos é desfeita pelo autor, com uma linguagem jornalística e realista este romance atinge a todos que o lêem de uma forma implacável e emocionante.