CASOS EUROPEUS DE REENCARNAÇÃO
Casos Europeus de Reencarnação (European Cases of Reincarnation Type)
Ano: 2003
Autor: Ian Stevenson
336 páginas
Editora: Vida & Consciência Ltda.
O médico e professor Ian Stevenson, diretor dos departamentos de Parapsicologia e Psiquiatria Comportamental da Universidade da Virgínia nos Estados Unidos – morto em 2007 _ catalogou mais de 2.000 casos de pessoas _ na maioria crianças _ que espontaneamente manifestaram recordações de possíveis vidas passadas.
O Dr. Stevenson e sua equipe realizaram um trabalho investigativo independente sério e minucioso o quanto lhes foi possível dos casos sugestivos de reencarnação, assim como trouxeram a lume e analisaram outras hipóteses que pudessem melhor explicar os fatos sem forçar a imaginação. Isto é, uma teoria que explica apenas um ou dois itens do caso em exame, prova ser uma teoria insuficiente ou pelo menos incompleta.
Casos Europeus de Reencarnação obviamente é dedicado ao estudo científico de casos sugestivos de reencarnação ocorridos na Europa. O trabalho divide-se em quatro partes. A primeira discorre sobre a crença na reencarnação entre os europeus. A segunda apresenta 8 casos do início do século XX (que não foram investigados pessoalmente pelo autor ) mas que foram minuciosamente relatados, sendo alguns até publicados pelos familiares.
A terceira parte estuda em maioria 32 casos da metade do século XX, investigados pelo próprio Stevenson. Neste trabalho os casos envolvem tanto crianças que apresentavam um comportamento fora do comum, como também adultos que tiveram experiências com sonhos repetidos que pareciam evocar lembranças de uma vida pretérita.
A última parte do livro é destinada à discussão geral e traz uma análise comparativa entre os casos que sugerem reencarnação ocorridos na Europa com os de outros países e culturas.
O resultado é um livro que não conclui veementemente pela existência da Reencarnação, mas que no entanto, também não nega a plausibilidade de tal lei fazer de fato parte da vida. Segundo o professor Stevenson mais casos precisam ser estudados e mais pesquisadores precisam se interessar pelo tema. Por tudo aqui exposto Casos Europeus de Reencarnação merece ser lido e discutido, porém, sem o espírito preconceituoso e por vezes belicoso do dogmatismo religioso ou do radicalismo materialista.