A Rainha do castelo de ar - série MILLENNIUM

Neste último livro da trilogia Millenium, o falecido autor sueco Stieg Larsson, dá continuidade aos eventos narrados no segundo livro, "a menina que brincava com fogo". Podemos até mesmo afirmar que se trata de um único livro, dividido em dois.

Lisbeth Salander e seu pai Zalachenko são levados ao hospital, ambos em estado crítico. Eles foram salvos por Mikael Blomkvist, mesmo que sua intenção fosse apenas salvar sua amiga. No hospital, Salander é submetida a uma cirurgia para retirar uma bala do cérebro. Enquanto ela e Zala estão internados, no mundo fora dali, dois movimentos antagônicos se põem a funcionar. De um lado está a “seção”, uma divisão interna e ainda mais secreta da SAPO, a polícia secreta do governo sueco, responsável pela proteção à Zalachenko e por tudo de ruim que aconteceu à Salander, desde que ela tentou matar seu pai, quando tinha 12 anos. Do outro lado estão Mikael Blomkvist, sua equipe da revista Millenium e Armanskij, dono da Milton Security e antigo patrão de Salander.

Os responsáveis pela “seção” concluem que devem silenciar Zalachenko e “enterrar” Lisbeth Salander novamente em um hospital psiquiátrico, a fim de que o seu conhecimento sobre os métodos ilícitos deles não seja levado à sério.

Nessa luta aparentemente desigual, Mikael contrata sua irmã para defender Salander e encontra apoio no dr. Anders, médico que operou Lisbeth e que a acompanha em seu período de recuperação. Com isso ele consegue que ela receba um Palm top e tenha acesso à internet. E todos sabemos que Lisbeth Salander, tendo acesso ao mundo cibernético, é praticamente imbatível.

No decorrer da trama, personagens do livro anterior ressurgem e novos são acrescidos, entre eles, membros íntegros da SAPO, que também têm interesse em descobrir e punir os membros de seu círculo secreto.

Em mais de 680 páginas, Larsson nos leva novamente aos meandros da política suja do submundo da espionagem e intervenção nos direitos constitucionais dos cidadãos, com sua prosa fácil e direta, carregada de tensão e suspense.

Infelizmente ele faleceu após a conclusão desse livro e não veremos por seu intermédio, outras aventuras dessa garota extremamente inteligente e sofrida.

-------------------------

A rainha do castelo de ar

Autor: Stieg Larsson

Editora Companhia das Letras

685 páginas

Tradução de Dorothée de Bruchard (traduzido da edição francesa)

DIMAS ROCHA
Enviado por DIMAS ROCHA em 25/06/2011
Código do texto: T3055754
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.