Antologia de Contos de Edgar Allan Poe

"O horror visível tem menos poder sobre a alma do que o horror imaginado." (Shakespeare)

Bom, em primeiro lugar, queria dizer que já gostava de Edgar Allan Poe antes de ler esse livro. O primeiro material que ví dele foi "O Corvo", e adorei! Em seguida, assistí a alguns filmes dos contos dele. Mas esse é o primeiro livro que leio de Poe. Vou comentar somente os contos mais notáveis.

"O Barril de Amontillado": Este conto eu já conhecia de um filme estrelado por Vincent Price (o qual indico: "Uma Noite de Edgar Allan Poe"), e amei. O conto narra o plano de vingança do protagonista para seu "amigo", que está bêbado em um tipo de festa. É interessante que, por puro orgulho, a vítima do protagonista o segue à lugares que estão lhe fazendo mal à saúde, devido a alguns problemas; simplesmente porque o protagonista ameaça chamar um outro amigo para ajudá-lo com seu problema com o barril de Amontillado. O desfecho do conto é igualmente muito bom, com uma crueldade e um humor negro que tornam esse conto divertido de ler.

"Os Crimes da Rua Morgue": Em primeiro lugar, queria dizer que imagino Vincent Price como o narrador-personagem e Geoffrey Rush como Dupin. Bom, esse é um dos melhores contos deste livro, sem dúvidas; os personagens são muito interessantes, com sua grande inteligência e seu bom humor. Este conto narra os assassínios trágicos na Rua Morgue, que a polícia local não consegue desvendar. Assim, o inteligente e intrigante Dupin, acaba por ajudar com os enigmas. Não posso dizer muito mais, pois as melhores partes são quando o crime é desvendado, com uma sequência de "ação" de tirar o fôlego! Um excelente conto!

"O Poço do Pêndulo": Este é, sem dúvida, o conto que expressa com mais intensidade o horror e a angústia do personagem, os sentimentos de tristeza e fúria, de medo e ansiedade. O conto narra os cruéis castigos que um herege recebe dos Inquisidores da época. E a crueldade dos castigos é tanta, que parece serem os Inquisidores os servidores do "mal". Esse conto, com muita habilidade, nos traz os mais terríveis "jogos de tortura", e o incessante sofrimento do personagem. O desfecho é realmente muito imprevisível, mas excelente!

Em geral, indico este livro à todos que gostam de histórias de horror, mistérios e suspense.

(05/03/2011)

Felipe Costenaro
Enviado por Felipe Costenaro em 27/05/2011
Reeditado em 19/09/2011
Código do texto: T2997364
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.